FAV Fashion ganha novo formato

Começa amanhã a sétima edição do FAV Fashion, evento referente à graduação em Design de Moda de alunos da Faculdade de Arte Visuais (FAV) da UFG. Em formato de instalação, fotos, vídeos e looks completos montados em manequins de moulage (aqueles comumente vistos em vitrine), os trabalhos poderão ser visitados até o dia 22. A abertura será amanhã, às 19h30, no prédio da faculdade da FAV, no Câmpus 2.

Diferentemente dos outros anos, a sétima edição não contará com desfiles. “Embora o FAV Fashion seja a principal vitrine do curso de moda, é difícil conseguir patrocínio em Goiás”, diz a professora Lavínnia Seabra, responsável pela coordenação do evento, que dessa vez conta com16 alunos do sexto período do curso de Design de Moda.

Com menos de uma década de criação, a graduação em Design de Moda na UFG enfrenta problemas comuns em razão de sua curta existência. O maior deles é, ainda, a falta de interesse do mercado de moda de Goiás em estabelecer parcerias com a faculdade, sobretudo com os jovens estilistas que a universidade forma. Esta edição do FAV Fashion, evento da universidade aberto à comunidade e que demonstra o potencial dos jovens criadores, traduz essa distância entre o mundo acadêmico e a iniciativa privada.

Greve da UFG

Em razão da greve de funcionários e professores da UFG, o evento foi transferido para o início de 2013. A data inicial era outubro de 2012. “Depois não encontramos local ideal para fazer o desfile e lembramos que o prédio novo da FAV seria o local prefeito para o evento”, explica a aluna Amanda Marques, representante da turma do sexto período de Design de Moda.

Amanda salienta, porém, que o FAV Fashion não foi prejudicado pela greve. “O desfile é um show. As pessoas assistem e vão embora”, diz. Para ela, a nova concepção do FAV Fashion, onde os looks montados em manequins, fotos e até mesmo vídeos estarão expostos, é mais democrática. “As pessoas têm a oportunidade de estabelecer um contato direto com os criadores”, aponta como principal vantagem.

Lavínnia diz que o novo conceito do FAV Fashion é significativo. Porém, falta o desfile, elo fundamental na cadeia do mundo da moda. “O evento é uma atividade que contempla todo o conhecimento que o universitário adquiriu ao longo do curso de duração de quatro anos”, resume.

Evento: 7ª edição do FAV Fashion

Abertura: Amanhã, às 19h30

Local: Faculdade de Artes Visuais da UFG, Câmpus 2, Samambaia

Período de visitação: Até dia 22, das 8 às 18 horas

Mais informações: 3521-1127

Fonte: O Popular