Centro será construído em parceria

Com o objetivo de aumentar a cobertura mamográfica no Estado e melhorar a qualidade dos exames de prevenção, o Instituto Avon e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) vão construir um Centro de Detecção Precoce de Câncer de Mama em Goiânia, que vai beneficiar 90 mil mulheres em 5 anos no Estado. O evento de oficialização da parceria será realizado amanhã, na reitoria da UFG.

Segundo Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon, em dez anos de existência o projeto buscou apoiar ações para a detecção precoce do câncer. “Apoiamos projetos como este para colaborar com as instituições que buscam reduzir a mortalidade por câncer de mama no País. Temos um bom parceiro em Goiás, a UFG, e acreditamos que esse centro de detecção vai ajudar muitas mulheres no Estado”, destacou. O Instituto doará R$ 2,3 milhões para a construção do Centro.

Conforme o mastologista Ruffo de Freitas, o centro dará a muitas mulheres que não têm condições de fazer a mamografia a oportunidade de realizar o exame por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O tempo médio entre diagnóstico da doença e atendimento também será reduzido”, destaca. O Hospital das Clínicas terá a sua capacidade de atendimento dobrada, passará de 9 mil para 18 mil mulheres por ano.

Com a aquisição do aparelho de estereotaxia, que permite a identificação de tumores em 3D, que faz parte do projeto do Centro de Detecção, haverá uma redução significativa na quantidade de cirurgias de biópsia. “De cada cinco casos, quatro não precisarão fazer biópsia para diagnóstico de câncer”, frisa. O Centro de Detecção começa a ser construído este ano e a previsão é que ele esteja em funcionamento no primeiro semestre de 2014.

Fonte: O Popular