Construção deve estar perfeita

Todas as partes da obra de uma um frigorífico devem estar em perfeitas condições de uso para atender as normas ambientais. A orientação é do professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eduardo Queija Siqueira.

Qualquer descuido ou má-utilização pode comprometer a segurança do ambiente em volta da indústria. O POPULAR submeteu ao especialista os principais problemas encontradas pela fiscalização ambiental, por telefone, na última quinta-feira. Segundo ele, todas as situações são preocupantes.

A canaleta de água pluvial, que conduz a água da chuva para o manancial, por exemplo, não deve ter contato com sangue ou qualquer outro tipo de matéria orgânica. “Se houver a contaminação, a fauna e a flora ficam sob risco”, comenta o professor.

A caixa de pré-tratamento - que remove a matéria orgânica por decantação – deve ter manutenção constante. “Se não tirar a areia depositada no fundo, o resíduo passa direto e a caixa não retém os mais sólidos”, explica.

Eduardo Siqueira ainda comenta que a lagoa de tratamento deve estar impermeabilizada para a água não infiltrar no solo. Assim como as canaletas por onde escorrem esta água até a lagoa.

“Se não existem tais itens, o engenheiro que executa a obra, se ela foi projetada, pode ser responsabilizado. Toda indústria precisa de um gerenciamento dos resíduos sólidos e líquido para não afetar a produção e o meio ambiente.”

Fonte: O Popular