Alunos portugueses agridem brasileiro na UFG

Estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizam hoje, a partir de meio-dia, uma manifestação pedindo a expulsão de dois estudantes portugueses que fazem intercâmbio. Os rapazes são suspeitos de agredir um outro aluno da universidade por ele ser homossexual. O fato ocorreu na madrugada do último sábado, 2, na Casa do Estudante da UFG no campus Samambaia e foi presenciado por outros discentes da instituição, que afirmam que a agressão ocorreu por intolerância à orientação sexual do estudante brasileiro.

Segundo Iago Montalvão, estudante de História, que integra o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os supostos agressores estavam bêbados quando iniciaram as agressões. “O rapaz estava no banheiro quando os dois portugueses quebraram a porta e mencionaram que aquele banheiro não era de mulheres e sim de homens”, explicou. Conforme Montalvão, os suspeitos já haviam demonstrado antes da agressão claros sinais de homofobia e agrediram o estudante brasileiro de forma gratuita. No dia do fato, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e o estudante brasileiro passou por exame de corpo de delito. A advogada Cynthia Barcellos, que preside a Comissão de Direito Homoafetivo, afirma que o estudante de 21 anos recebeu murros no peito durante a agressão. “Houve crime de lesão corporal, motivado por homofobia, já que a vítima era homossexual assumido. Ele realizou exame clínico perante o Instituto Médico Legal de Goiânia e registrou ocorrência na 25ª Delegacia de Polícia de Goiânia”, explicou.

Conforme Barcellos, a vítima está abalada e, por conta disso, se retirou imediatamente da Casa do Estudante após a agressão e só retornou ao local no dia 4 de fevereiro, com o pai, para retirar seus pertences. “Ele ainda não retornou às aulas por se sentir ameaçado, já que os agressores estudam no mesmo prédio”, frisou a advogada. 

Segundo a assessoria de imprensa da UFG, a instituição está investigando o ocorrido e, ao que tudo indica, realmente os estudantes portugueses agrediram o brasileiro. Foi montada uma comissão que abriu um inquérito administrativo, onde os três envolvidos na confusão e também testemunhas serão ouvidas. Os dois estudantes acusados da agressão são do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e têm previsão de retornar ao país de origem no dia 17 de fevereiro. (Marcelo Tavares)

Fonte: Diário da Manhã