Incra e UFG firmam parceria para criação de curso de agronomia para assentados

O Conselho Diretor da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) aprovou a criação de uma turma especial de Agronomia para alunos assentados e filhos de assentados

O curso será realizado por meio de mais uma parceria desta Universidade com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Na reunião extraordinária, o Conselho Diretor da EA/UFG também definiu que será formada uma comissão para conduzir a formação do plano pedagógico do curso para os assentados. A proposta inicial é que a turma tenha 40 estudantes e comece as atividades a partir de 2014.

O parecer do relator da proposta de criação da turma especial, professor Wilson Mozena Leandro, considera que a iniciativa leva em consideração o compromisso da Universidade em romper com as barreiras da exclusão social. Na sua avaliação, o curso possibilitará aos agricultores familiares acesso ao conhecimento acadêmico, com um projeto educacional que leva em consideração as particularidades desta parcela de produtores, que é importante na geração de renda, conhecimento e cultura do país.

Participaram da reunião extraordinária do Conselho Diretor da EA/UFG cerca de 50 pessoas, entre professores e representantes de técnicos administrativos e alunos das faculdades de Engenharias Agronômica, Florestal e de Alimentos. Estavam presentes ainda servidores do Incra, como a coordenadora do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos, e membros da Via Campesina – primeira entidade social que apresentou demanda de criação do curso à UFG em 2012.

Parcerias

Incra/GO e UFG já trabalharam juntas na formação de mais de 100 estudandes, que se graduaram em Pedagogia da Terra e Direito. Estes cursos foram encerrados, respectivamente, nos anos de 2011 e 2012. Ambas as turmas foram mantidas por meio de convênios via Pronera.

Fonte: ExpressoMT