Galeria da FAV abre hoje Mostra Nós e Nós

Renata Dos Santos19 de fevereiro de 2013 (terça-feira)

Tear, fios, fitas coloridas e interação dos visitantes. Essa é a aposta da mostra Nós e Nós, que será aberta hoje na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG. A instalação, que poderá ser vista até o dia 5 de março, é assinada por Alice Fátima Martins, Cleomar Rocha e Quéfren Crillanovick, artistas visuais e professores da FAV/UFG.

A intervenção ocupa uma sala inteira com peças como um tear numa parede lateral, aparelho de televisão e pufe, além de estrutura altíssima com fios diversos. Ela agrega ainda elementos típicos da tecelagem, como fios, linhas, tecidos, cordões e tramas, teias com espaço para plástico e cabos de computador. A ideia foi dispor equipamentos e materiais em espaços que propiciem o exercício de relações sensíveis e experimentações diversas em meio a barbantes, agulhas, cordas e metais.

Segundo Alice Fátima Martins, o trabalho busca jogar com referenciais da estética relacional. “Nesse campo, a experiência sensível encontra-se não a partir de um objeto artístico, ou da relação do público com um trabalho previamente concebido e realizado, mas exatamente na relação entre as pessoas, na interação e na transformação dos espaços”, diz.

Ela reforça que a mostra não é uma obra fechada, já que apenas “começa” hoje. Seu término será no último dia da exposição, quando o conjunto é reconfigurado a partir das visitas e intervenções do público. Ela acrescenta que, ao realizar este trabalho, o artista assume o papel não de realizador, pois ele propõe situações e provoca o público.

As pessoas são convidadas a interferir, modificar e deixar sua marca com atitudes como bordar, costurar, amarrar e tocar. Alice Martins afirma que o trabalho é embrião para uma pesquisa que pode agregar ainda materiais como fibra ótica e tecidos diversos. “Já tínhamos realizado fragmentos desse trabalho nos jardins e pátios da FAV e no Câmpus 2 da UFG. Essa é a primeira vez que essa obra vai para uma galeria”, disse.

Exposição: Nós e Nós / Artistas: Alice Fátima Martins, Cleomar Rocha e Quéfren Crillanovick

Local: Galeria da Fav/ UFG (Câmpus 2 da UFG, próximo ao Conjunto Itatiaia)

Abertura: Hoje, às 10 horas

Visitação: Até o dia 5 de marçoDe segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas