Isso sim, é biblioteca!

Com diversas inovações tecnológicas e muitos atrativos, biblioteca pública de São Paulo é modelo no país

 

A maioria da população brasileira ainda associa a imagem das bibliotecas a ambientes frios, sem conforto e nenhuma interação com o público. Mas, aos poucos, novos espaços de leitura, as chamadas bibliotecas do século 21, tem se popularizado no mundo com seus cenários híbridos, que contemplam o analógico e o digital.
No Brasil, uma das iniciativas pioneiras dentro desse novo contexto é a Biblioteca Pública de São Paulo (BSP), considerada um exemplo em termos de estrutura e inovação. É a única no país a disponibilizar aos usuários acesso aos computadores, rede wireless, jogos eletrônicos e até tablets.
De acordo com Sueli Regina Mar­condes Mota, assistente de direção da BSP, o objetivo de oferecer os novos recursos tecnológicos é criar atrativos que incentivem o gosto pela leitura. “Estes suportes de acervo são indispensáveis para o público em geral, pois hoje somos totalmente plugados as novas mídias”, ressalta. 
A biblioteca foi construída no prédio onde funcionava o presídio Carandiru e é vizinha da estação de metrô de mesmo nome. O projeto ajudou também a revitalizar uma região violenta da cidade. “A estrutura física é fantástica, ela é convidativa e atrai os usuários. Para se ter uma ideia, em uma visita a esta biblioteca, percebi que havia até moradores de rua fazendo leituras”, conta a coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFG, Janaína Ferreira Fialho.

Acervo amplo
A BSP tem um acervo voltado à literatura e possui coleções de histórias em quadrinhos, DVDs, revistas, jornais (nacionais e internacionais), audiolivros e livros em braile. “Nosso acervo contempla lançamentos, títulos mais vendidos e publicações indicadas pelos sócios. Além disso, identificar as preferências de atividades culturais contribui para continuar atrai os leitores para o local”, destaca Sueli.
O projeto arquitetônico da biblioteca é totalmente acessível aos portadores de necessidades especiais. Além do mobiliário especial para cadeirantes, o espaço dispõe de mesas de altura regulável e adaptável, mouse ergonômico e equipamentos para auxiliar a leitura dos deficientes visuais, como aparelhos com lupas potentes; e auditivos, como os computadores com leitores de tela.
Há também o Poet Scan, equipamento que escaneia as páginas do livros, faz a leitura no ritmo desejado e até as transcreve para o braile. Os funcionários também foram capacitados para o atendimento na língua brasileira de sinais (Libras).
A BSP ainda oferece cursos, oficinas, atividades culturais e programas permanentes de incentivo à leitura voltados para crianças, jovens, adultos e idosos. Outro diferencial é o seu horário de funcionamento: o espaço fica aberto de terça a domingo, incluindo feriados, um tipo de atendimento raro nas bibliotecas brasileiras. 
Para conhecer melhor a biblioteca acesse http://bibliotecadesaopaulo.org.br/.

Fonte: Tribuna do Planalto