Ronaldo Caiado poderá ser o próximo governador de Goiás

As eleições majoritárias estão se aproximando e, apesar de já haverem especulações nos bastidores políticos, as agremiações partidárias ainda não definiram os nomes dos possíveis candidatos ao governo do Estado, para o próximo ano. Os que teriam maiores possibilidades de vitória enfrentam problemas que poderão servir de obstáculos para as possíveis candidaturas, seja por motivo de desgaste político, como é o caso do governador Marconi Perillo, ou por questão de saúde de um dos maiores líderes do PMDB, Iris Rezende Machado.

Além do nome do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, outros nomes de oposicionistas ao atual governo também estão sendo cogitados, como dos atuais prefeitos das cidades de Goiânia, de Aparecida e de Anápolis. No entanto, estes, mesmo que venham a se decidir pelas suas candidaturas, além de correrem o risco de desgaste perante os eleitores que os elegeram, ainda ficariam sem mandatos durante o período de dois anos, o que, por si só, já seria prejuizo político.

Diante de tais hipóteses, no meu pensar, o mais seguro, politicamente, seria o cumprimento do restante de seus respectivos mandatos, inclusive para o que tem maiores possibilidades de voltar a ser governador do Estado de Goiás, como é o caso do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. No entanto, pelo compromisso assumido com a população e o grande número de obras que ele vem realizando na cidade e os arrojados projetos que sonha em realizar, como a construção do Campus Universitário da UFG em Aparecida, cuja obra terá início neste ano, o melhor seria terminar o segundo mandato de prefeito que o eleitor aparecidense lhe outorgou e que já é considerado o melhor prefeito que a cidade já teve em toda a sua história. 

Assim, e caso os referidos líderes venham a decidir a não se candidatar, à vista das possíveis inconveniências mencionadas, entre os outros nomes de pretensos candidatos oposicionistas que  estão sendo cogitados, Ronaldo Caiado, na minha opinião, é o que tem melhores chances de se eleger e condições de comandar o Poder Executivo estadual. Para se chegar a tal conclusão, basta fazer uma análise na sua trajetória política e verificar que Ronaldo Caiado é um homem público ficha limpa, nunca esteve envolvido com qualquer ato de corrupção ou escândalo político; é um dos parlamentares goianos de maior destaque no Congresso Nacional, pela sua maneira de atuação com seriedade e de fazer oposição com coerência. O que é mais importante também é que o seu trabalho é sempre voltado para os interesses de todos os seguimentos da sociedade.       

Daí porque, se realmente for concretizada a candidatura do atual deputado federal Ronaldo Caiado e se formarem uma coalizão bem estruturada entre os partidos de oposição, eu afirmo com toda convicção de que ele poderá ser o próximo governador do Estado de Goiás. É só esperar pra ver. 

(João Francisco do Nascimento, advogado militante em Goiânia e articulista do DM. E-mail: joaofrancisco.adv@hotmail.com)

Fonte: Diário da Manhã