Mostra destaca videoarte

O artista plástico Divino Sobral assina a curadoria da exposição Estação Videoarte. São vídeos produzidos entre os anos de 2005 a 2012. Ao todo, são oito obras, que retratam o panorama nacional através do olhar dos artistas paraenses Alberto Bitar e Armando Queiroz. Cada artista apresenta quatro vídeos, que são projetados tanto na parede quanto nas telas de TV.

Segundo o curador Sobral, a videoarte entra em cartaz no momento em que o Centro Cultural da UFG abre suas atividades em 2013 por ser uma linguagem de grande importância. “A videoarte apresenta os mais diversos discursos proferidos pelos artistas sobre o espaço e o tempo em que vivemos”, contextualiza o artista-curador.

A produção de Bitar e Queiroz ficou mais evidente no início da década de 2000, apesar dos de o duo pertencer à geração de artistas visuais de 1990. Um exemplo da poesia de Bitar é o vídeo Partida e da crueza do olhar de Queiroz está em Pé na Cova.

Em 2012, Alberto Bitar foi convidado a participar da 30º Bienal Internacional de São Paulo. Entre os inúmeras prêmios recebidos sobressaem: Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012 e 2010) e Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais (2009). Armando Queiroz integrou o Salão Arte Pará Dois Mil, de 2000, e, na sequência, conquistou várias prêmios, a maioria conferidos em seu Estado.

Fonte: O Popular