Ideias que não perecem

Encontro de Filosofia no Centro Cultural Oscar Niemeyer que será realizado hoje debate a pertinência do pensamento de grandes filósofos na atualidade

 

Muita gente pensa que a filosofia é algo que só interessa aos iniciados na matéria e que as ideias expostas por grandes autores são quase inacessíveis à maior parte do público, tendo pouca relação com a vida cotidiana das pessoas. Ledo engano. O evento que será realizado hoje, a partir das 19h30, no Auditório Lygia Rassi do Centro Cultural Oscar Niemeyer, é mais uma prova de que essa imagem da filosofia e de seus expoentes mais destacados não passa de um estereótipo.

O encontro, chamado Seminário Filosofia e Pensamento – Um Olhar Sobre Nós Mesmos na Perspectiva da Filosofia, contará com a presença dos professores Adriana Delbó e Wanderley Ferreira Jr., ambos da Universidade Federal de Goiás. Eles vão expor interpretações e abordagens sobre filósofos de enorme importância para a história do pensamento ocidental, mostrando o quanto esses autores continuam atuais, mesmo tendo produzido seus textos já há algum tempo.

A maior estrela do colóquio será o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, cuja obra será debatida na fala dos dois professores palestrantes. Adriana Delbó concentrará sua participação em uma das obras do pensador, a Genealogia da Moral, em que ele debate o conceito de noção de justiça. “Vou pontuar minha fala fazendo a relação dessa ideia com a formação da Comissão da Verdade, que está investigando os acontecimentos ocorridos durante a ditadura militar brasileira”, explica a pesquisadora, que tem doutorado na área pela Unicamp.

“Eu coloco a questão de que a Comissão da Verdade é a possibilidade de fazer essa narração do passado como forma de criar uma ideia, uma história para a democracia brasileira. Esta noção ainda precisa ser construída, mostrando-se hoje frágil”, explica.

Para Adriana Delbó, impera a ideia equivocada de que a democracia se restringe ao ato de votar, como se ela significasse apenas a escolha de um candidato ou outro. “Isso é empobrecer esse debate. A democracia se faz com algo bem mais profundo e contínuo e não apenas no período eleitoral. É um exercício mais amplo que não pode ser reduzido a uma escolha pontual.”

Segundo ela, Nietzsche trata dessas temáticas, abrindo outros horizontes para a discussão, provando que a reflexão é o melhor caminho para compreender os processos sociais e políticos que vão, inevitavelmente, influir na vida de todos os membros da sociedade. Apenas com lucidez e espírito crítico, qualidades que não faltavam nas obras de Nietzsche – ainda que muitos o considerem excessivamente pessimista –, é possível pensar e agir com segurança. “É um filósofo muito atual”, opina Adriana.

Legados

Já o professor Wanderley Ferreira, também doutor em Filosofia pela Unicamp, debaterá as ideias não só de Nietzsche, mas também de outros autores que, de uma forma ou outra, deixaram legados que podem ser relacionados com os cenários sociais atuais e os debates que estão em voga.

Entre eles estão o pensador e dramaturgo francês Alain Badiou, de vertente marxista e que traz em sua história o fato de ser filho de um membro da Resistência Francesa contra a ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial; o alemão Peter Sloterdijk, tido como um renovador do campo filosófico do final do século 20, e Martin Heidegger, gênio do pensamento ocidental e um dos mais instigantes e controversos filósofos da história recente, que conseguia despertar paixões por seus raciocínios altamente complexos e ódios por muitas de suas posições políticas, sobretudo quanto ao nazismo.

Evento: Seminário Filosofia e Pensamento – Um Olhar Sobre Nós Mesmos na Perspectiva da Filosofia

Palestrantes: Adriana Delbó (UFG) e Wanderley Ferreira Jr. (UFG)

Data: Hoje, às 19h30

Local: Auditório

Lygia Rassi (Centro Cultural Oscar Niemeyer – GO-020, saída para Bela Vista)

Entrada franca

Fonte: O Popular