Laboratório vai verificar qualidade

A expectativa da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) é de que o Laboratório de Tecnologia em Materiais e Técnicas Construtivas, inaugurado na manhã de ontem pelo governador Marconi Perillo, seja um importante instrumento para aferir a qualidade de obras rodoviárias e de engenharia civil sob a responsabilidade do órgão. Com investimento de R$ 1 milhão em equipamentos, o laboratório tem capacidade para analisar solos, material betuminoso e concreto.

Instalado na sede da Agetop, na BR-153, o laboratório possui equipamentos de última geração capazes de medir não apenas a espessura e o teor, mas também a resistência dos materiais utilizados nas obras. O objetivo principal da unidade é garantir construções de melhor qualidade e reduzir os custos com manutenção, em especial reparos rodoviários. “Sabemos que sozinho ele não vai resolver, mas antigamente executávamos as obras com projetos básicos e não tínhamos como aferir. As empresas contratadas montam pequenos laboratórios para fazer seus testes e os resultados não são 100% confiáveis. Com nosso laboratório podemos colher amostras e fazer os ensaios dentro da Agetop”, explica o diretor de Estudos e Projetos do órgão, Antônio Wilson Porto.

Já em funcionamento, o laboratório conta com três engenheiros civis, dois deles doutores, e um técnico laboratorista. Segundo Antônio Wilson, já está aberto um processo de contratação de novos laboratoristas de nível médio para reforçar a equipe. A unidade servirá como um centro de pesquisa em convênios com instituições universitárias como UFG, PUC Goiás, UEG e UnB.

Para Antônio Wilson a demanda da própria Agetop é muito grande, mas no futuro a intenção é que o laboratório também preste serviço para a iniciativa privada. “Assim podemos viabilizar a sua manutenção”, explica o diretor da Agetop.

Fonte: O Popular