Flávio Kothe fala sobre Nietzsche no Café de Ideias

 

Goiás Agora 27 de maio de 2013 (segunda-feira)

O Café de Ideias abre a sala de Cinema Glauber Rocha no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) na quarta-feira (5), para a conferência Nietzsche e a fábula do mundo verdadeiro. O palestrante é o filósofo Flávio Kothe, professor titular de estética na Universidade de Brasília, que num pequeno resumo do que irá abordar coloca que “Nietzsche anotou que um protozoário, tendo capacidade de perceber o que lhe seria benéfico ou pernicioso e tratando de reagir de acordo e exercer a sua vontade, teria, portanto, os três vetores da alma: inteligência, afeto e vontade”.

Kothe lembra ainda que Nietzsche vai mais longe: diz que a lua pode perceber a aproximação de um asteróide, tratar de fazer com que ele se aproxime, para acabar por incorporá-lo à sua massa. Ou seja, ela, a lua, teria também as marcas da inteligência, do afeto e da vontade atribuídas à alma. “Ele reconhece que a filosofia de sua época não estava aberta ainda a essas possibilidades do pensar. Deixava, no entanto, sugerido que se deveria tirar o homem do trono em que ele havia se colocado”.

O Café de Ideias é um espaço na programação do CCON destinado a conferências sobre filososofia, artes, cinema e psicologia, entre outros. O programa foi concebido e é coordenado pelo professor da UFG, Lisandro Nogueira, e pelo chefe do Gabinete Gestor do CCON, Nars Chaul. A realização tem o apoio do Jornal O Popular, UFG e CCON.