Faculdades apostam na atração de alunos por meio de programas

Com a ampliação de programas de bolsas e financiamento promovidos pelos governos federal e estadual, as instituições de ensino superior particulares passaram a ser mais incisivas na captação de alunos embasadas nessas possibilidades. Algumas, como a Faculdade Objetivo, apostam na divulgação do programa federal de Financiamento Estudantil (Fies) para atrair alunos, inclusive com distribuição de panfletos nas ruas e na saída dos principais vestibulares – das universidades Federal (UFG) e Católica (PUC) de Goiás.

Segundo informações internas, no seu quadro discente, cerca de 45% dos alunos são usuários do Fies. O Fies é um programa que permite ao universitário financiar seus estudos para pagar só após 1,5 ano de formado. Recentemente, tornou-se mais atrativo após a redução dos juros para 3,4% ao ano.

Já no formato de bolsas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é voltado para estudantes de baixa renda e pode cobrir 50% ou 100% do valor da mensalidade. No ano passado, só em Goiás, foram concedidas quase 4,5 mil bolsas parciais e integrais pelo Prouni. Além disso, também existem as bolsas da OVG, pagas pelo Estado, também sob critérios socioeconômicos.

O diretor de administração financeira da Faculdade Sul-Americana, Ítalo Castro, diz que o forte da instituição são as bolsas e que, para isso, ela tem pessoas direcionadas para orientar e captar alunos sobre como se candidatar aos benefícios. “Visitamos alunos inclusive nas escolas públicas de Ensino Médio para divulgar e incentivar as possibilidades de ingresso na faculdade.”

Para o superintendente das Faculdades Alfa, Nelson de Carvalho Filho, apesar dos programas governamentais serem primordiais para o aumento do acesso ao ensino superior, as vagas não são suficientes para o contingente de alunos que existe atualmente. Isso exige ações complementares por parte das instituições (somando Prouni e Fies, são cerca de 30% dos matriculados na Alfa).

A faculdade criou o Fundo de Bolsas Reembolsáveis, programa em que a Alfa financia até 40% do curso e o estudante só paga depois de concluí-lo. Quem tira notas boas ganha desconto no saldo devedor.

O universitário Guilherme Avelino Ferreira Dias, 21 anos, já usou o Fies para cursar tecnologia em Marketing. Mas, diante de um sonho antigo, deixou a primeira formação para fazer Administração de Empresas na Faculdade Delta. Ele aproveitou uma oportunidade concedida por um amigo da família, que vai custear o novo curso, e trancou a matrícula na primeira instituição.

Agora está no primeiro semestre letivo e faz estágio em um shopping. Por conta própria, ele diz que não conseguiria pagar a mensalidade, mas faz planos de se formar e, com o salário de administrador, pagar o antigo financiamento. “Escolhi a faculdade pela qualidade e o diferencial dos professores. Depois, pela localização: moro pertinho da instituição”, acrescenta.

Fonte: O Popular