O homem que ensinou direito

Existem atos que são cercados de justiças outros nos parecem conter a própria essência da justeza. 

No próximo dia 27/05/13 por convocação do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Goiás se realizará, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG, às 20:00hs, a Assembleia Universitária que tem como único ponto de pauta a concessão do título de Professor Emérito ao professor Benedito Ferreira Marques. Essa homenagem de prestada pela UFG à pessoa do professor Benedito é um lídimo ato de reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados à essa Instituição. Na UFG o justo homenageado lecionou por muito anos e sem nenhum trocadilho afirmamos que o mesmo conseguiu com maestria ensinar direito O Direito.Pois foi sempre com grande capacidade e dedicação que o mesmoexerceu o seu mister não só no exercício da docência mas também como administrador  em função dos vários cargos que exerceu nesta IFES, tais como coordenador do Curso de Direito, Diretor da Faculdade de Direito, Vice-Reitor da UFG, Mas creio eu por ter tido a oportunidade de presenciar, foi como membro dos Conselhos Superiores da UFG onde o professor Benedito pode mostrar ainda mais a grandeza do seu Ser, porque nas reuniões daqueles fóruns a sua sabedoria e discernimento, de forma constante era buscada e acolhida, pelos seus pares, isso em decorrência do reconhecimento já existente por parte dos mesmos que sabiam que uma resposta para aquele problema em análise  seria encontrada de forma serena e que acima de tudo a solução não se basearia nos princípios legalista, mas sim na justiça.

Esse maranhense sem abdicar de suas origens adotou e foi adotado pelos goianos, de tal forma aqui se enraizou que há muito temessa terra e esse povo também como seu.  Aquilo que Ele já o era de coração a Assembleia Legislativa de Goiás e a Câmara Municipal de Goiânia trataram de legalizar concedendo a esse grande magister o titulo de cidadão goiano e goianiense respectivamente.

O carisma de uma pessoa quando colocado a serviço do próximo faz com que as loas ou homenagens que a ela prestarem se confundam com a vida do agraciado, no caso da concessão do titulo de Professor Emérito ao eminente professor é um viés de 2 sentidos no primeiro ele é engrandecido pela honraria, no segundo a honraria ganha distinção por ter na sua lista tão brilhante pessoa.

(Joaquim Leite de São José, servidor da UFG, conselheiro titular do CEPEC-UFG, conselho de ensino, pesquisa, extensão e cultura –UFG)