Orquestra Sinfônica é atração na temporada 2013 do Concertos Ouro UFG

A Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia realiza em parceria com a Universidade Federal de Goiás e a Sociedade Goiana de Música mais uma edição do evento Concertos Ouro UFG, com coordenação geral de Gyovana Carneiro e direção artística de Ana Flávia Frazão. No dia 9 de junho, às 11 horas, a Orquestra Sinfônica de Goiânia se apresenta no Centro Cultural UFG, no Setor Universitário, com a participação da solista Patrícia Bretas. No programa, obras para piano do compositor carioca Ronaldo Miranda, que estará presente no evento.
 
Ronaldo Miranda nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Estudou Composição com Henrique Morelenbaum e Piano com Dulce de Saules, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Começou a carreira como crítico de música do Jornal do Brasil e intensificou o trabalho como compositor a partir de 1977, quando obteve o 1º Prêmio no Concurso de Composição para a II Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Sala Cecília Meireles, na categoria de música de câmera.
 
Recebeu vários prêmios em concursos brasileiros de composição, bem como o Troféu Golfinho de Ouro (1981) e o Prêmio APCA (Melhor Obra Orquestral de 1982).
Laureado no Concurso Internacional de Composição de Budapeste (1986) e condecorado com a Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês (1984), Ronaldo Miranda participou de inúmeros festivais internacionais. Atualmente, é professor de Composição do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Música.
 
A solista Patrícia Bretas estudou com Maria da Penha e Myrian Dauelsberg no Brasil, e Eliane Richepin em Paris. É Professora de Piano da Escola de Música da UFRJ desde 1997. Venceu concurso sul-americano em São Paulo (1995) e passou a tocar nos palcos de todo o Brasil e da Europa. Desde 1995 forma o duo pianístico Bretas-Kevorkian e manteve duo com o violinista sueco Jaroslav Sonsky entre 2001 e 2009.
 
Solista de várias orquestras brasileiras, estreou em 2006 como solista de importantes orquestras europeias, e gravou diversos programas para TV e Rádio. Em 2009 foi solista da Orquestra Sinfônica de Norrköping, tocando o Concertino de Martinu em imponentes teatros de seis cidades, incluindo o Slovak National Theater em Bratislava (Eslováquia) e o Rudolfinum de Praga. Em 2010, lançou o CD solo sob o patrocínio do OUROCAP, tocando em 13 cidades do Norte ao Sul do Brasil. Em maio de 2011, fez o lançamento em Luxembourg-Berlin-Praga e, em setembro, em Rakovnik-Prostejov-Policka. Em 2012, gravou toda a obra pianística do compositor brasileiro Ronaldo Miranda, sendo o primeiro registro mundial todo compilado em CD. Em 2013, fez a estreia no CCBB-RJ e na Sala São Paulo-SP.
 
Programa
 
Valsa Só (2005)
 
Suíte nº 3 (1973)
 
Allegro
Allegretto
Lento-Mais animado-Enérgico.Lento
Allegro gracioso
 
Três Micro-Peças (2001)
 
Incisivo
Lírico
Lúdico
 
Variações Asorovarc (2002)
 
Toccata  (1982)
Prólogo, Discurso e Reflexão (1980)
Estrela Brilhante (1984)
 
Serviço
 
Assunto: Orquestra Sinfônica de Goiânia
Data: 09/06
Horário: 11 horas
Local: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária, 1533, Setor Universitário, Goiânia)
Entrada franca
Informações para a imprensa: (62) 3524-2862