Sobre amor, redação surpreende candidatos

Candidatos classificados na primeira fase do vestibular 2013/2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) fizeram ontem à tarde as provas do último dia da segunda etapa do processo seletivo. Foi registrado 14,9% de abstenção (268 faltosos) do total de 1.798 classificados na primeira etapa. Os estudantes disputam 445 vagas, distribuídas em 12 cursos. Muitos candidatos disseram à reportagem do POPULAR que foram surpreendidos com o tema da redação, sobre amor, e que tiveram dificuldades com a prova de física, que foi complexa.

Com o tema Amor na Contemporaneidade: Condição para Realização Pessoal ou Aprisionamento de Subjetividades, a redação do vestibular 2013/2 da UFG foi considerada diferente pelos estudantes. Leonardo Jacarandá, de 17 anos, se surpreendeu com o assunto. “A gente sempre acha que o tema será sobre algo crítico ou sobre atualidades. Nem imaginava que teria que escrever sobre amor, mas foi bom”, disse. Segundo o jovem, que escolheu o curso de Ciências da Computação, a prova de física estava muito difícil e a de matemática apresentou um nível esperado para os vestibulandos.

Larissa Rosa, de 17 anos, concorre para uma das vagas do curso de Agronomia, o segundo mais concorrido deste vestibular. Ela diz que a prova de física foi difícil porque exigia muito o uso de fórmulas. “Matemática foi bem mais fácil. A redação trouxe um tema diferente, que foi fácil de escrever”, declarou.

Para Rafaela Vieira de Oliveira, de 16 anos, que fez prova para o curso de Ciências da Computação, a redação surpreendeu porque abordou um tema subjetivo. “Não é muito o estilo da UFG usar este tipo de tema na redação”, falou.

Gabriel Rodrigues, de 18 anos, que também concorre à uma das vagas para Agronomia também achou a prova de física difícil, mas para ele isso não é novidade. “A prova de física da UFG é sempre difícil e neste vestibular não foi diferente”, afirmou.

interpretação

Disputando uma das vagas do curso de Engenharia da Computação, Bruno Jordani Costa Paixão, de 17 anos, conta que este é o primeiro vestibular que presta. Quando soube que tinha passado na primeira fase, disse que enfrentou as provas da segunda etapa determinado para ser aprovado. “Estou tranquilo, mas quero passar de uma vez. A prova de física estava difícil porque as questões exigiam interpretação”, ressaltou. Conforme a UFG, o resultado do vestibular 2013/2 será divulgado no dia 10 de julho.

cronograma

Próximas datas previstas para o Vestibular 2013/2

13 e 14.6.2013 - Realização da Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE).

 

10.7.2013 - Divulgação da lista dos candidatos classificados no Processo Seletivo, em ordem alfabética, com a respectiva ordem de classificação.

Publicação do Edital de matrícula dos candidatos classificados em 1ª chamada no site www.cs.ufg.br.

 

16 e 17.7.2013 - Matrícula dos candidatos classificados em 1ª chamada.

 

22.7.2013 - Publicação do Edital de matrícula dos candidatos classificados em 2ª chamada.