Agricultura Familiar vai mostrar seu valor

Ministro do Desenvolvimento Agrário participa da abertura da feira Agro Centro-Oeste Familiar, em Goiânia

A 11ª Agro Centro-Oeste Familiar será aberta solenemente, hoje, às 14h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, do Campus Samambaia da UFG. A Universidade Federal de Goiás, Seagro, Emater, Incra, MDA e entidades parceiras são promotoras da feira, que transcorrerá, no período de 12 a 15, no mesmo local da abertura. O evento é voltado para a Agricultura Familiar e trata de assuntos voltados para esse segmento como o acesso ao crédito e a políticas públicas de incentivo à produção. A feira é a maior do gênero no Centro-Oeste.  

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mário Guedes de Guedes, estarão presente à cerimônia de abertura da feira Agro Centro-Oeste Familiar. Além deles, Tadeu Jatobá e o delegado federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA) em Goiás, Otacílio Teixeira Alves. 

O Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário são parceiros da universidade na realização da Agro Centro-Oeste, desde 2006. “Eventos como este dão visibilidade para a reforma agrária e para a Agricultura Familiar à medida que destacam a produção diversificada de alimentos apoiada pelo governo federal através de suas políticas”, pondera o presidente do Incra. 

Além do apoio à UFG na execução e realização da feira, o Incra investe para garantir a participação de mais trabalhadores rurais assentados como expositores. Dos cerca de 40 assentados que exporão na feira, nove serão levados pelo Incra. 

Durante o evento, eles terão contato direto com o mercado através das rodadas de negócio e da proximidade com o público consumidor, incluindo supermercados e as prefeituras, que devem adquirir produtos da Agricultura Familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Artigos produzidos por agricultores familiares serão expostos durante o evento. Produtos como barrinha de cereal feita de baru, geleia de pitanga e cagaita, arroz orgânico, ervas medicinais, hortaliças, artesanato em palha, doces, polvilho e cosméticos elaborados a partir do mel estarão à venda e vão representar a produção da reforma agrária. 

No Estado de Goiás (excetuando as regiões do Entorno e Nordeste goiano) existem 12.418 famílias em 291 projetos de assentamentos criados pelo governo federal. Além da terra repassada pelo Incra, as famílias recebem créditos produtivos, obras de infra-estrutura e estão incluídas em programas do governo federal como o Minha Casa, Minha Vida; Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo); Luz Para Todos; Água Para Todos; Programa Nacional de Educação no Campo (Pronera); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), entre outros. 

INSTRUÇÕES 

A tradicional feira é voltada aos agricultores familiares e pretende representar, por meio da participação dos produtores rurais e suas associações, o olhar e a dimensão dos movimentos sociais. Cursos e seminários também estão previstos para ocorrer durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013. Os temas incluem a produção de alimentos, segurança e educação alimentar, os prejuízos aos agricultores familiares causados pela expansão do agronegócio, o uso indiscriminado de agrotóxicos, agricultura orgânica, produção de sementes e os mais variados assuntos que interessam diretamente aos agricultores. 

Os estudantes interessados em participar da Feira podem apresentar trabalhos, como artigos acadêmicos, no Seminário Científico que ocorre na programação paralela. Alunos e empresas terão a oportunidade de expor máquinas agrícolas, protótipos e outros experimentos na Mostra Tecnológica. O IF Goiano vai instalar nas dependências da Agro Centro-Oeste um Laboratório Móvel. 

A entrada e a participação na Feira é gratuita e livre. Caravanas estão sendo organizadas em diversas partes do Estado e em outras regiões do País para prestigiar o evento.  

Com o apoio do Sebrae-GO e da empresa Gestão e Elaboração de Projetos em Assessoria à Agricultura Familiar será realizada uma rodada de negócios e serviços como forma de contribuir para a divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar. (Com Assessoria de Comunicação Incra)

Fonte: Diário da Manhã