Estudantes mantêm protesto para hoje

“É uma vitória nossa. Estamos nos sentindo orgulhosos porque sabemos que o preço da passagem de ônibus não reduziria sem os protestos”. A afirmação é de um estudante que integra a Frente de Lutas Goiás, movimento social que encabeçou as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo o jovem – que não revela o nome com o argumento de que o grupo não tem líderes – a mobilização de hoje segue normalmente, pois existem outras reivindicações.

Com o acerto entre a Prefeitura de Goiânia e o governo estadual de fixar novamente o valor da passagem em R$ 2,70, novas demandas entram na pauta do movimento. “Ainda queremos a revisão do contrato com as empresas de ônibus e o ressarcimento pelas duas semanas em que vigorou o aumento”, afirma uma integrante da Frente de Lutas Goiás. Para o movimento, os usuários do transporte público devem ser ressarcidos por meio da tarifa zero durante esse prazo.

A estudante pontua outras reivindicações que serão cobradas no ato público de hoje: uma vaga na Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) para “participação popular”, que suas reuniões sejam públicas e abertas, que as planilhas de custos e lucros das empresas sejam publicizadas, assim como os estudos que fundamentaram o preço atual e os aumentos dos últimos seis anos.

Os membros da Frente de Lutas Goiás estiveram reunidos ontem a tarde no Instituto Federal de Goiás (IFG). Eles ressaltaram que a intenção do movimento não é enfrentar a PM, mas sim discutir políticas públicas no espaço urbano. Mas se houver enfrentamento, terão de encarar. “Não vamos alegres para passeata. Não é momento de festa”, disse um deles.

A mobilização do grupo começará espalhada por vários pontos da capital. Parte sairá do IFG, e outros da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Educação de Goiás (IEG) e de escolas secundaristas. Todos se encontrarão na Praça do Bandeirante. O percurso da manifestação não foi revelado. Antes do protesto, a Frente de Lutas Goiás terá um compromisso no Palácio das Esmeraldas. Eles disseram ter recebido um convite para reunião com representantes do governo estadual. A reportagem não conseguiu confirmar a informação com a assessoria do governo.