Manifestantes são presos na abertura do Fica

 

Fica

Protestantes presos foram liberados após prestarem depoimentos

Atualizada às 15h26

Sete manifestantes foram detidos, na noite da última terça-feira (2), na abertura do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás. Segundo a Polícia Militar (PM), eles tentaram invadir a solenidade de abertura do festival e jogaram pedras e objetos nos polícias. O grupo foi libertado após prestar depoimento no Distrito Policial da Cidade de Goiás.

Já para o Frei Paulo Sergio Ferreira, professor da UEG na Cidade de Goiás, que estava participando do protesto, não foi bem assim que aconteceu. "Os manifestantes não atiraram pedra na polícia".

De acordo com o professor, cerca de 200 pessoas se dirigiam ao Palácio Conde dos Arcos, quando foram impedidos por uma barreira policial. A PM pediu para o grupo sair do local, os manifestantes se deitaram no chão dizendo que o protesto era pacífico. "Foi quando a polícia avançou tirando das mãos dos estudantes o caixão que simboliza a morte da UEG", disse Frei Paulo.

Ainda segundo o professor, os policiais agrediram até quem já estava imobilizado. "O que mais me assustou foi quando os policiais estavam dando socos na barriga de um estudante que já estava algemado e não poderia fazer nada contra a PM", afirma Frei Paulo.

Adufg repudia violência contra manifestantes

Em nota, a Diretoria Executiva do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) repudiou os atos de violências práticados pela Polícia Militar (PM) contra os manifestantes durante a abertura do festival.

Leia a íntegra da nota

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) vem a público repudiar a violência cometida pela Polícia Militar do Estado de Goiás contra manifestantes que, pacificamente, utilizavam o direito constitucional de livre expressão na abertura do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) ocorrida na noite desta terça-feira (2) na Cidade de Goiás.
 
Ao posicionar-se contrariamente à situação na qual a Universidade Estadual de Goiás encontra-se, professores e estudantes da UEG, da UFG e do IFG foram brutalmente agredidos pela PM que, além de ferir simbólica e fisicamente os manifestantes, também conduziu inúmeras detenções. Entre os detidos e agredidos, está o professor do Curso de Direito da UFG no Campus da Cidade de Goiás, Alexandre Aguiar dos Santos e diversos estudantes da UEG, IFG e do Campus de Catalão da UFG.
 
A Diretoria Executiva da Adufg Sindicato se solidariza com o professor Alexandre Aguiar dos Santos e com os demais manifestantes agredidos e detidos, bem como repudia toda e qualquer investida contra a liberdade de expressão e manifestação, que deve ser devidamente apurada e respondida à sociedade.

Fonte: O Popular