Cinema e política

A Mostra Cinema pela Verdade, que começou em junho, permanece em cartaz na cidade com a exibição de mais dois filmes: Marighella e No, que abordam dois momentos importantes da resistência da população à repressão das ditaduras militares na América Latina. Está programada a realização de debates após a exibição dos filmes. A entrada para a mostra é gratuita.

Marighella, que será exibido hoje, às 14h30, no Instituto Federal de Goiás (IFG), é um documentário sobre o militante político baiano Carlos Marighella (1911-1969). Mulato de origem pobre, era poeta e escritor e foi eleito deputado. Ele foi bastante visado durante o período militar. Perseguido, Carlos Marighella passou alguns anos na clandestinidade e se envolveu na luta armada, até ser morto numa emboscada em São Paulo. Sua trajetória fez dele um dos principais símbolos da resistência ao regime militar, em particular aos movimentos de luta armada.

Com direção de Isa Grinspum Ferraz, sobrinha de Marighella, o filme tem narração do ator Lázaro Ramos e conta com a canção original de Mano Brown. Além de algumas imagens de arquivo, o filme narra a história do protagonista por meio de depoimentos como o do filho Carlos Augusto Marighella, dos intelectuais Antonio Cândido e Florestan Fernandes, entre outras pessoas.

 

Pinochet

O filme de ficção chileno No, de 2012, é baseado na peça teatral de Antonio Skármeta sobre o plebiscito que decidiria se o general Augusto Pinochet poderia continua no poder, depois de 15 anos de ditadura militar. Estrelado por Gael García Bernal, o longa foi indicado à categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. Bernal interpreta René, um jovem que trabalha num comitê direcionado para a campanha em favor do Não, e assim impedir que o ditador permanecesse como presidente do Chile por mais oito anos.

A Mostra Cinema pela Verdade é realizada em todo o País pelo Instituto Cultura e Movimento, que tem como representante e mobilizador em Goiás o estudante de História Iago Campos. Segundo ele, em agosto a mostra vai exibir na cidade mais duas sessões do projeto, mas as datas e locais ainda não foram definidos devido aos cronogramas das universidades.

 

Filme: Marighella
Data: Hoje, às 14h30
Local: Cinemateca do IFG – Rua 75, nº 46, Centro

 

Filme: No
Data: Amanhã, às 19 horas
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG (Praça Universitária)

Fonte: O Popular