A vez do clássico

Erudição em todos os níveis, do simples violão ao aparato de uma orquestra completa. Passeando pelo vasto campo da música clássica, o segundo dia do 1º Festival Internacional de Música em Goiás (Figo) apresenta hoje, a partir das 19 horas, o talento do jovem violonista goiano Vitor Noah, no palco do Centro Cultural UFG, e a Orquestra Filarmônica de Goiás, encerra a programação da noite, no Teatro Goiânia. No mesmo local, outra atração é a Moda de Viola do Ponto de Cultura de Orizona. A entrada é franca. O Figo vai até amanhã em Goiânia e no final de semana, segue para Pirenópolis.

O concerto da Filarmônica de Goiás terá pela primeira vez a regência do renomado músico carioca Carlos Eduardo Moreno, um dos maestros mais requisitados pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e Ásia. No repertório, Richard Wagner (1813–1883) com a peça sinfônica O Idílio de Siegfried (que dedicou a sua mulher Cosima, filha de Franz Liszt); Ludwig van Beethoven, com A Sinfonia nº 7, uma obra-prima da fase romântica do compositor alemão (1770-1827); e o ucraniano Serguei Prokofiev (1891-1953), com a Sinfonia Clássica.

“O repertório é bastante agradável, contagiante e empolgante, tanto para a plateia como para os músicos. Além disso, é de alto nível de exigência técnica e musical e ficou formidável, belíssimo, emocionante. Estou muito surpreso com a qualidade artística da orquestra que, garanto, pela minha experiência, é uma das melhores do Brasil, uma referência para todos os jovens que estudam música. Vocês precisam se orgulhar. O que mais me impressionou foi o conjunto, o empenho, a qualidade de cada um e o ambiente que é muito positivo”, elogiou por telefone, ao POPULAR, o maestro Carlos Moreno.

Ele mencionou ainda a sua experiência em tocar música clássica na terra do sertanejo. “Tem tudo a ver. Todas as pessoas que gostam de sertanejo são sensíveis aos ritmos musicais de modo geral, porque canta coisas da terra do coração e o gênero clássico é outra forma de falar a mesma linguagem. Basta levar ao conhecimento das pessoas o que é bom que elas se transformam em consumidores da arte”, avalia.

Maestro

Dono de sólida formação de base europeia, Carlos Moreno iniciou os estudos musicais ao piano aos 6 anos de idade, passando posteriormente ao violino. Teve como mestres os frades franciscanos Leto Bienias, da Alemanha, e José Luiz Prim. Obteve a rara oportunidade de conhecer profundamente a grande obra polifônica de Palestrina, Hassler e Bach, além do canto gregoriano. Atuou como solista e cantor soprano em importantes obras, como Laudate Dominum de Mozart, Missas de Schubert, interpretando um diversificado repertório.

A primeira atuação frente a uma orquestra foi aos 15 anos, dirigindo uma composição própria para cordas. Como jovem compositor, escreveu obras para instrumentos de metais e percussão, piano e canto, obras cordas, obras corais e uma abertura sinfônica. Em 1998, Carlos Moreno venceu o 5º Concurso latino-americano para regentes promovido pela Orquestra Sinfônica da USP.

Talento nato

O violonista goiano Vitor Noah abre a noite de apresentações do segundo dia do Figo. Entre os principais nomes no repertório dele, a música Debussyana, do compositor paulista Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), também conhecido por Garoto; a Toccata em Ritmo de Samba Nº1, do gaúcho, arranjador, compositor, e instrumentista, Radamés Gnattali (1906-1988); Estudo Nº 5, de Heitor Villa-Lobos (19887-1959), considerado o maior expoente da música do modernismo no nacional.

O músico iniciou os estudos na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e participou de master classes com diversos professores, entre eles Edelton Gloeden (USP),Andreas Von Wangenheim (Alemanha), Lazhar Cherouana (França), Vladimir Gorbach (Rússia), Eduardo Isaac (Argentina), Johan Fostier (Bélgica) e Jayme Velasco (Espanha),

Os estudos e a experiência o levaram a conquistar em 2008 o prêmio de revelação no concurso Jovens Talentos, da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e obteve o 1º lugar no 19º Concurso de Violão Souza Lima (SP). Em 2011, estudou na Marshall University. No ano passado, obteve o 1º lugar no Concurso de Violão do MASP 2012 - Homenagem a Henrique Pinto. Atualmente, finaliza seu bacharelado em violão pela UFG.

Evento: 1º Festival de Música Internacional de Goiás (Figo)

Data: De hoje a domingo, a partir das 19 horas

Local: Goiânia – Teatro Goiânia (Av. Tocantins, esquina com Rua 23, Centro) e Centro Cultural UFG (Praça Universitária); Pirenópolis – Teatro Pireneus (Rua do Largo do Rosário) e Cine Teatro Pireneus (Rua Direita, s/nº, Centro).

Entrada franca

Mais informações: 3201-9857

Fonte: O Popular