Nobreza musical

Conhecido como Príncipe do Bandolim, Hamilton de Holanda é destaque do 1º Figo em Pirenópolis no domingo. Etapa na capital termina hoje

Bruno Félix 16 de agosto de 2013 (sexta-feira)
M-F_WEB
Hamilton de Holanda (dir.), com os músicos André Vasconcellos e Thiago da Serrinha: show domingo em Pirenópolis

 

Virtuoso, versátil, com um trabalho maduro e que carinhosamente recebeu da imprensa francesa o título de “Príncipe do Bandolim” e da americana, de “Jimmy Hendrix do Bandolim”. Com mais de 30 anos de carreira, o compositor e bandolinista Hamilton de Holanda, uma das principais atrações do 1º Festival Internacional de Música em Goiás (Figo), se apresenta no domingo, a partir das 19h15, no Cine Pireneus, em Pirenópolis. A entrada é franca.

Acompanhado dos músicos André Vasconcellos (contrabaixo acústico) e Thiago da Serrinha (percussão), o artista vai mostrar o repertório do disco Trio, lançado no início do ano, que inclui oito composições próprias como Capricho do Sul e Negro Samba, uma parceria com o gaúcho Yamandú Costa, Aboio, regravações de temas de Chico Buarque (O Que Será e Sinhá, esta com João Bosco) e de Baden Powell (Pai).

“O som vai ser bem gostoso. Quero emocionar o público”, ressalta Hamilton do Bandolim em entrevista por telefone ao POPULAR.

Invenção

Nascido em berço musical, Hamilton desenvolveu desde muito pequeno um amor incondicional pela música brasileira. Aos cinco anos seu avô lhe presenteou com um bandolim e ele se apaixonou pelo instrumento. Com o tempo, estudos, pesquisas e referências como Hermeto Pascoal, Heriberto Porto e Jacob do Bandolim, ele conseguiu extrair novas sonoridades acústicas, dignas de um mestre, que transitam entre o tradicional nordestino, o jazz, rock e a música popular brasileira.

Desde jovem ele se firmou como “a nova cara do choro”. Formado em música em Brasília, conquistou um prêmio em um concurso realizado no Rio de Janeiro e ganhou uma bolsa para estudar por um ano em Paris. A convivência resultou em muitos amigos, parcerias com renomados artistas internacionais e o colocou como herdeiro dos grandes nomes do choro brasileiro.

No final do mês, Hamilton deve lançar o novo disco solo, intitulado Mundo de Pixinguinha. O álbum traz como convidados o acordeonista francês Richard Galliano, o pianista italiano Stefano Bollani e o cubano Chucho Valdés, entre outros.

Outro feito na carreira e revolucionário no gênero ocorreu em 2000. Hamilton inventou e colocou mais duas cordas no bandolim – quando o tradicional instrumento tem oito. Com um par mais grave afinado em dó, para poder fazer acordes junto com a melodia mais facilmente, acabou ganhando rótulos por onde passou, como a comparação com Jimmy Hendrix, considerado um dos maiores guitarristas da história do rock.

Ele não reivindica a paternidade da criação, mas não se lembra de conhecer ninguém que porventura o tenha antecedido. A intenção dele era ter uma maior facilidade para se apresentar.

Evento: 1º Festival de Música Internacional de Goiás (Figo)

Data: De hoje a domingo

Local: Goiânia – Teatro Goiânia (Avenida Tocantins, esquina com Rua 23, Centro); Pirenópolis – Teatro do Centro Cultural da UFG (Praça Universitária); Teatro Pireneus (na Rua do Largo do Rosário); e no Cine Teatro Pireneus (Rua Direita, s/nº - Centro), em Pirenópolis

Entrada franca

Mais informações: 3201-9857

 

Programação

16 de agosto de 2013 (sexta-feira)

Goiânia

Hoje

19h – Grupo de Sussa da Comunidade Kalunga Vão do Moleque, no largo em frente ao Teatro Goiânia

20h – Diones Correntino Quarteto, no Teatro Goiânia

21h10 – Elen Lara Trio, no Teatro Goiânia

22h20 – Leroy Jones Quintet e Topsy Chapman (EUA), no Teatro Goiânia


Pirenópolis

Amanhã

19h – Grupo Boi do Rosário, no largo em frente ao Teatro Pireneus

19h45 – Black Cia, no Cine Pireneus

20h30 – Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado convida Gilson Peranzzetta, no Teatro Pireneus

21h15 – Bodes e Elefantes, no Cine Pireneus

22h – Vida Seca, no Palco Rua do Largo do Rosário (Rua do Lazer)

23h – The Soul Rebels (EUA), no Palco Rua do Largo do Rosário


Domingo

16h – Trovadores dos Pireneus, no Teatro Pireneus

17h – Alpha Macacos, no Teatro Pireneus

17h45 – Heretic, no Cine Pireneus

18h30 – Wagner Tiso, Victor Biglione e Bororó, no Teatro Pireneus

19h15 – Hamilton de Holanda Trio, no Cine Pireneus

20h – TNY, no Palco Rua do Largo do Rosário

21h – Blues Etílicos, no Palco Rua do Largo do Rosário

Fonte: O Popular