TI em números

Tecnologia da Informação: dados de 2012 em Goiás

Empresas na área
de software
– 800


Profissionais – 10 mil


Faturamento – R$ 1 bilhão por ano



Áreas que mais concentram empresas


Desenvolvimento de softwares

Consultoria

Serviços de automação

Manutenção e assistência técnica em TI

Call Center


Fonte: Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec)

Goiás é o nono do País em número de empresas e empregos gerados no setor de tecnologia da informação, de acordo com levantamento da Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec) referente ao ano de 2012.

O cenário é de grandes empresas constituídas, com maioria de pequenas e crescimento de startups.

De acordo com o vice-presidente da Comtec, Almir Firmino da Silva, o momento é de muitas ideias, mas com ganho ainda baixo. “É uma fase de aprendizado, de experimentação para uma próxima fase, que é a produção para o mercado com resultados efetivos e lucro”, opina. Para ele, a juventude está muito ativa e atenta ao momento, que requer muito investimento em profissionais do desenvolvimento ao conteúdo.

“Quando a economia cresce, exige investimentos em software visando a sustentação e controle do negócio e produtividade, e isso dá oportunidades para empresas locais e de outros Estados”, avalia o diretor superintendente da Red&White, empresa pertencente ao Grupo José Alves, Mariano Adsuara. Segundo ele, há dois mercados, a produção para empresas que exige inovação para aumento de produtividade e controle dos negócios – com maior valor de compra – e o desenvolvimento para o usuário final, que exige muita criatividade e experiências diferenciadas.

Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, o desafio em termos técnicos está na mobilidade, computação em nuvem e o conceito de big data. “O Google e a Amazon são os pioneiros do tema e souberam transformar essa inovação para se tornarem gigantes”, lembra sobre a análise de dados.

1.383598