peu robles
FOTOA_H_2C_A77-B_WEB
Glaucia Rocha: cantora mineira apresenta-se hoje no Centro Cultural UFG

 

Sua voz é afinada e o timbre, seguro. Dona de uma interpretação de personalidade, ela é considerada hoje umas da mais belas vozes da MPB. Em resumo, é assim que define boa parte da crítica a cantora mineira Glaucia Nasser. Aos 50 anos, menos de 20 deles de carreira como cantora, a artista é um daqueles talentos desvendados de maneira tardia e que, de certa forma, acabou ganhando mais projeção fora do Brasil do que dentro de seu próprio País. Os goianienses que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho terão uma chance hoje, às 21 horas, no Centro Cultural UFG, em que ela apresenta o show da turnê de Vambora, elogiado quarto álbum da carreira, lançado em 2010.

Glaucia atuava como empresária quando, aos 32 anos, resolveu que daria uma guinada na vida para dar vazão de vez ao talento vocal que desde cedo apresentou. A decisão de gravar o primeiro disco só foi tomada aos 38 anos e concretizada em 2003. A exemplo de pratas da casa que veem suas carreiras se desenvolver fora do País, Glaucia tem grande aceitação no exterior. A turnê de Vambora, por exemplo, foi iniciada em palcos de Miami (EUA), onde ela se apresentou em um projeto de uma série de concertos, realizada por uma rádio local especializada em jazz e world music.

As credenciais que corroboram sua carreira, no entanto, não são pouca coisa. Aliás, já recebeu elogios de nomes como o produtor musical e jornalista Nelson Motta, além de Ivan Lins e Roberto Menescal. Fora de casa, chamou a atenção de gente como o percussionista americano Sammy Figueroa, músico que já trabalhou com feras como Mile Davis e Sonny Rollings. Com ele, Glaucia registrou em parceria recente um show em audiovisual, em São Paulo, que deve ficar disponível em DVD até o final do ano.

Em Vambora, a cantora mostra que os dotes musicais não estão concentrados somente na interpretação. Ela também compõe. Ao longo de 13 faixas, a maior parte composta em parceria com Tiago Vianna, ela ostenta letras que nasceram da mente e das mãos de gente como Chico César, André Abujamra, Márcio Nigro, Edu Kireger e Alexandre Lemos. Abujamra também assina a direção musical do disco e do show, assim como Nigro é o responsável pelo trabalho de produção.

CANTO E EXISTO

No conteúdo, o álbum viaja pelas mais diversas tonalidades da música brasileira, que ganham uma pegada pop. Entre os destaques, Canto, Logo Existo, cujo trocadilho com o pensamento cartesiano abre o disco. Outros que merecem atenção são Começo do Infinito Olhar de Prata, que chegou a ganhar um clipe com coreografia de Edy Wilson. Duas são regravações: Mais Uma Vez (Renato Russo / Flavio Venturini) ePensando em Você (Paulinho Moska).

Em quase três anos, o disco mais recente vem aos poucos ganhando status parecido com o conquistado por A Vida Num Segundo, terceiro CD de Glaucia. Listado entre os 20 melhores de 2008 pelo crítico musical belga Daniel Achedjian, o trabalho passou a figurar em um rol que já foi visitado por outros artistas brasileiros, entre eles Lenine, Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso, Ed Motta, Chico César, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Seu Jorge. Em território brasileiro, Vambora está fazendo jus aos elogios, circulando pelos mais diversos cantos do País.

 

Show: Vambora – Glaucia Nasser
Data: Hoje, às 21 horas
Local: Teatro do Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1.533, Setor Universitário)
Ingresso: R$ 20 (inteira)
Informações: 3521-1035