Educação com qualidade

Uma boa educação muda a forma de ver o mundo. Esse é o tema da edição 2013 do Congresso e Exposição Pensar, realizado pelo jornal O POPULAR, que começa amanhã, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. E tem novidade neste ano: além das já aguardadas conferências e minicursos, a programação científica do evento inclui mesas redondas, workshops, palestras e espaço reservado para troca de experiências, nas mais variadas áreas e com entrada franca para o público.

Amanhã, a partir das 14 horas, seis minicursos começam a movimentar o 14º Pensar – Leitura e Produção de Texto na Educação Infantil: Para Quem, Para Que, Como?, com Rosane Cândida de Almeida; Uso Pedagógico dos Resultados das Avaliações, com Wisley Pereira; Tecnologia Educacional, com Marcos Lopes; Avaliação da Aprendizagem: Condições e Prática, com Sandramara Matias Chaves; Ensino Religioso nas Escolas, com Marislei Espíndula Brasileiro; e Políticas Públicas para o Ensino Fundamental: Entre o Escrito, o Dito e o Feito, com Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto. À noite, no Teatro Rio Vermelho, serão realizadas as conferências de abertura do Congresso e Exposição: O Estado da Arte, com o professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ricardo Manoel dos Santos Henriques; e Alfabetização: Acesso e Qualidade, com a doutora em Educação e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisca Izabel Pereira Maciel.

Expectativa

Para quinta e sexta-feira estão previstas duas das conferências mais esperadas pelos educadores que, todos os anos, prestigiam o evento realizado pelo POPULAR. Às 18h30, estarão no palco do Teatro Rio Vermelho, respectivamente, o professor emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Miguel Arroyo, mestre em Ciência Política, PhD em Educação e pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), e Pedro Demo, professor titular da Universidade de Brasília (UnB), doutor em Sociologia, com pós-doutorado, e técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea). Outros profissionais de renome completam a grade de conferências até a manhã de sábado, no encerramento do evento (veja quadro nesta página).

As mesas redondas programadas para o Pensar 2013 terão início na manhã de quinta-feira, quando serão debatidos temas como A Identidade do Jovem no Ensino Médio, com os professores Aldimar Jacinto Duarte e Cláudia Valente; e Políticas de Ensino Superior, com Nelson Cardoso Amaral e Ricardo Spíndula. À noite, a partir das 20 horas, Gesuína Leclerc – mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e analista técnica do Ministério da Educação (MEC) – e Raquel Teixeira – pós-doutora em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), diretora-executiva da Fundação Jaime Câmara e diretora presidente do Instituto Jaime Câmara – assumem a discussão sobre Educação Integral em Tempo Integral.

Na sexta-feira, as mesas-redondas prosseguem, tratando sobre A Importância da Gestão das Escolas, com Erasto Fortes Mendonça – doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp) e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), membro e vice-presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) – e Luís Fernandes Dourado – professor titular de Políticas Educacionais da UFG e também membro da Câmara de Educação Superior do CNE –; O Direito à Educação de Qualidade de Jovens e Adultos, com as pesquisadoras Edna de Castro e Maria Emília Rodrigues; e Formação e Valorização do Professor, com as especialistas Iria Brzezinski, Walderez Nunes Loureiro e Mirza Seabra Toschi. Mais informações sobre o Pensar 2013 no site: www.projetopensar.com.br.