Perfil

Lisandro Nogueira

Professor de Cinema na Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1989, o goiano Lisandro Nogueira se graduou em História e Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e depois fez pós-graduação – mestrado e doutorado – em cinema e jornalismo em São Paulo. Ele é membro do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e já participou como júri de vários festivais de cinema, nacionais e internacionais.

Membro do lendário Cineclube Antônio das Mortes, fundado em Goiânia em 1977, Lisandro tem promovido, desde então, várias atividades para a difusão do cinema, como a realização de mostras, palestras e cursos. O professor, que escreveu o livro O Autor na Televisão atuou como coordenador de cinema em dez edições do Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (Fica). Na UFG, além de professor de cinema, ele é coordenador e curador de mostras do Cine UFG. O professor atuou ainda no segundo mandato de Marconi Perillo como governador como assessor especial do Gabinete de Imprensa de junho de 2000 a maio de 2001.

Lisandro Nogueira promove também, no Centro Cultural Oscar Niemayer, o Café de Ideias, projeto que ele idealizou, de palestras e debates com nomes importantes da intelectualidade brasileira. Entre os convidados que já passaram pelo projeto destacam-se a filósofa Marilena Chauí e o psicanalista Flávio Gikovate, entre outros. O professor é parecerista do Guia do Estudante, da Editora Abril, e da Revista Significação, da Universidade de São Paulo.