Música a dois

Além de uma jogada difícil de xadrez, Gambito Budapeste dá nome ao primeiro álbum de Nina Becker e Marcelo Callado lançado no ano passado. O duo apresenta hoje, a partir das 21 horas, no Centro Cultural UFG, o disco que foi todo gravado no apartamento do casal no Rio de Janeiro, com apenas um microfone, um laptop e um programa de computador. O show faz parte da série Música Consciente.

No CD, que é uma celebração da união do casal, há 13 faixas, 12 compostas pela dupla, entre baladas (, Packing to Leave, Saudade Vem, De Cor, Coração), poesias musicadas (Nuvem), blues torto (Blues), samba (Sem Lei), country-rock (Cadê Você), com brasilidades (Essa Menina) e rock doidão, com toques de tropicália, e que também se refere ao nascimento da filha deles (Futuro). A única canção não autoral que faz parte do repertório é Armei a Rede, de Assis Valente e Arsênio Ottoni).

O trabalho é uma mistura da delicadeza de Nina com experimentações de Marcelo e traz cenas do dia a dia e momentos importantes da rotina dos dois enquanto marido e mulher. Como em Marco Zero, letra antiga escrita por Marcelo, descoberta por Nina, que lembra o encontro dos dois no carnaval de Recife. Outra foi feita no começo do namoro, na varanda do antigo apartamento, intitulada Tucanos, devido à frequente presença do animal, além de grilos e bem-te-vis, no local.

“Gravamos tudo em casa no computador do Marcelo. Foi tudo meio artesanal e ao longo do processo fomos compondo mais músicas. Nossa ideia era fazer um demo para quem sabe um dia gravar em estúdio mesmo. Aí mostramos a gravação para o Carlos Eduardo Miranda, que é produtor, ele gostou e disse que o trabalho estava pronto. Tínhamos uma viagem marcada para São Paulo para gravar no estúdio e acabamos utilizando a ida para comprar aparelhos para acoplar no PC do meu marido”, lembra Nina, em entrevista por telefone ao POPULAR.

Xadrez

O nome do disco vem de uma jogada de xadrez, mas também dos apelidos carinhosos que eles costumam falar um para o outro. Gambito é uma brincadeira com cambito, por conta das canelas finas deles. “O nome é curioso, tem certo senso de humor e acabou virando uma entidade, quase que um personagem, um duende mesmo, um ser imaginário. Além disso, foi um trabalho feito meio na manha, no truque e quando estava quase acabando fiquei grávida e tive que ficar parada. Estamos voltando para fazer esse show”, lembra Nina.

O álbum foi produzido com a ajuda dos amigos Pedro Sá, Rubinho Jacobina, o casal Letuce (Leticia Novaes e Lucas Vasconcellos), entre outros. Uma curiosidade é que para conseguir uma boa sonoridade, músicas foram interpretadas dentro do box do banheiro ou com Nina trancada no armário do quarto. “Tudo que diz que está errado no manual de gravações a gente fez. No principio parece que deu certo”, conta Nina, aos risos.

Show Gambito Budapeste com Nina Becker e Marcelo (RJ),dentro da série Música Consciente -

Abertura: Niela (GO)

Quando: Hoje, a partir das 21h

Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1533, Setor Universitário)

Ingressos: R$ 20 (inteira)

Classificação indicativa: livre

Mais Informações: 3521-1035