Goiânia sedia Jogos Universitários Brasileiros

Goiânia vai sediar, entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro, a 61ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs). A prefeitura, por meio das diversas secretarias, entre elas a de Esporte e Lazer (Semel) e Saúde (SMS), está apoiando a realização do evento que ocorre durante as comemorações dos 80 anos da capital. O apoio da prefeitura se dá por meio da oferta de estrutura física e logística para realização dos jogos. A SMS, por exemplo, irá contribuir, colocando - à disposição dos participantes - unidades de atendimento móvel e preparando o Cais Guanabara para assistência aos casos mais graves.
 
Os Jubs estão sendo promovidos pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), e terão competições em dez modalidades esportivas: atletismo, judô, natação, vôlei de areia, xadrez, basquetebol, basquete 3x3, futsal, handebol e voleibol. A abertura oficial será às 20 horas do dia 24 de outubro, no Clube do Sesi Antônio Ferreira Pacheco, onde será realizada a maioria das competições, e deve contar com a presença do ministro do Esporte, José Aldo Rebelo.
 
Os atletas e equipes participantes foram classificados nos torneios regionais, realizados em todo País pelas federações universitárias estaduais, que servem como seletivas. No Estado, os Jogos Universitários de Goiás (Jugs) ocorreram em maio, tendo sido classificadas equipes das instituições Estácio de Sá, Faculdade Araguaia, Faculdade Alfa, UFG (Campus Goiânia, Catalão e Jataí), UEG Porangatu, UniEvangélica, PUC Goiás, Ulbra Itumbiara, Padrão e Universo.
 
A expectativa dos organizadores é reunir mais de quatro mil atletas universitários de todo o País, além das comissões técnicas. O objetivo é incentivar a prática do esporte universitário para fins educativos e competitivos, desenvolver talentos e o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os atletas.
 
De acordo com o presidente da FGDU e vice-presidente da CBDU, Lusimar Santos, esse é o maior evento esportivo da categoria universitária da América Latina, envolvendo equipes de 26 estados e o Distrito Federal, 520 instituições de ensino superior e 38 mil alunos-atletas, anualmente. Para Lusimar, o esporte universitário hoje é a base olímpica do Brasil. “Goiás conta hoje com atletas de ponta, como os que integram a Estácio, que tem as principais equipes de handebol e futsal masculino de Goiás, a Faculdade Araguaia, com a principal equipe de futsal feminino, além de bons atletas nas modalidades individuais, como atletismo, natação e judô", observa o presidente.
 
Histórico
A primeira edição dos Jubs foi realizada em São Paulo, em 1935, com o nome de I Olimpíada Universitária Brasileira. Apenas em 1941, o torneio passou a ter o nome de Jogos Universitários Brasileiros. Entre 1935 e 2004, foram 52 edições. O evento foi sediado pela última vez em Goiânia em 1985. As duas últimas edições ocorreram em Campinas (São Paulo), em 2011, e em Foz do Iguaçu (PR), em 2012, e tiveram quase  3,5 mil atletas participantes.

Fonte: O Popular