Congresso da UNE em Goiânia contará com a presença de 10 mil estudantes

Goiânia recebe, entre 29 de maio e 2 de junho, o 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), principal encontro do movimento estudantil brasileiro. Cerca de 10 mil estudantes de todo o país devem participar do evento, em que será nomeada a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). A escolha será feita por 7 mil delegados escolhidos em eleições diretas realizadas em 98% das instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil. O processo eleitoral, que envolveu quase 2 milhões de estudantes, deve definir os rumos e posicionamentos da UNE nos próximos dois anos.

O presidente da UNE, Daniel Iliescu, acredita que a atual gestão conseguiu cumprir o papel histórico da UNE de contribuir para a qualidade do debate público e lembra, por exemplo, que o movimento estimulou o debate sobre a destinação dos recursos do pré-sal para a educação. "Temos muitos saldos para comemorar não só como gestão de 2 anos da UNE, mas como geração. Estamos em um momento no Brasil em que a juventude está mais participativa e consciente da capacidade de modificar o país e o mundo através do trabalho, do estudo e da militância. Nosso horizonte de transformação e inquietude independe da opinião do governo. Somos capazes de combater a descrença e de influenciar as politicas nacionais", afirma.

Durante cinco dias, os estudantes terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes do universo da juventude. Além de atividades culturais, shows, intervenções artísticas, trocas e vivências diárias, o congresso conta ainda com a apresentação do primeiro relatório de trabalho da Comissão da Verdade da UNE, que investiga o caso do goiano Honestino Guimarães, ex-presidente da entidade, que desapareceu durante a ditadura militar.

O Conune vai abarcar em sua programação o 3º Encontro Nacional de Estudantes Cotistas e Prounistas, que deve contar com a presença da presidenta Dilma Rouseff e do ministro da Educação Aloizio Mercadante. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões sobre a atual situação da educação brasileira. O escritor Eduardo Galeano, o físico Ennio Candotti e o economista João Sicsú são outros nomes confirmados no evento.

Os interessados em acompanhar a Conune podem se credenciar durante o evento, mediante o pagamento de R$ 125. O credenciamento garante direito à alojamento, transporte em Goiânia e alimentação durantes todos os dias do congresso. As atividades vão se concentrar em torno da tradicional Praça Universitária da capital goiana e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás.

Informações pelo site ou na página no facebook da UNE. Veja a programação completa.

29 DE MAIO DE 2013 – QUARTA-FEIRA
19h30 às 21h: Abertura do 53º Congresso da UNE-Conune
Tema: A luta da juventude e dos movimentos sociais por avanços no Brasil
Convidados: mesa diretora da UNE, representantes do MST, CUT, CTB, Fora do Eixo, Nação Hip Hop, ABGLT, ANPG, Enegrecer, Feab, Federação Paulista de Skate, Juventude do PSB, Juventude do PT, Juventude Pátria Livre, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Pastoral da Juventude, PCR, Reju, Rejuma, UJS, Via Campesina, deputada federal Luciana Santos (PCdoB CE).
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

21h às 23h: Atividade cultural
Documentário: Vinicius de Moraes
Diretor: Miguel Faria Júnior
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

21h às 24: Lanche da noite
Local: Restaurante do 53º Congresso da UNE-Conune

30 DE MAIO DE 2013 – QUINTA-FEIRA
08h às 10h: Café da manhã
Local: Restaurante do 53º Congresso da UNE-Conune

10h às 13h: Exibição de filme seguido de debate
Filme: Eu me Lembro
Diretor: Luis Fernando Lobo
Debatedores: Egmar Oliveira (vice-presidente e Conselheiro da Comissão de Anistia) e Romualdo Pessoa (professor de geografia da Universidade Federal de Goiás-UFG e escritor do livro "Guerrilha do Araguaia - A esquerda em armas"
Local: Auditório de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

10h às 13h: Grupos de discussão do 53º Congresso da UNE-Conune
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO
Tema 01: Conjuntura
Tema 02: Movimento estudantil
Tema 03: Combate ao racismo
Tema 04: Combate ao machismo
Tema 05: Combate à homofobia
Tema 06: Cultura
Tema 07: Esporte
Tema 08: Meio ambiente
Tema 09: Assistência estudantil
Tema 10: Universidades privadas
Tema 11: Universidades comunitárias
Tema 12: Universidades estaduais e municipais
Tema 13: Universidades federais
Tema 14: Ensino tecnológico
Tema 15: Ensino à distância
Tema 16: A questão das drogas no Brasil
Tema 17: Regulamentação do tecnólogo
Tema 18: Políticas públicas de juventude
Tema 19: Ensino no campo
Tema 20: Executivas de curso

12h às 14h: Almoço
Local: Restaurante do 53º Congresso da UNE-Conune

14h30 às 17h: Brasil+10, um programa para avançar nas transformações

Tema 01: Diálogo por um projeto democrático, popular e nacional de desenvolvimento para o Brasil
Convidados: Renato Rabelo (presidente do Partido Comunista do Brasil-PCdoB), Luiz Dulci (direção nacional do Partido dos Trabalhadores-PT), André Roberto Menegotto (secretário nacional adjunto do Partido Democrático Trabalhista-PDT), Valdir Raupp (presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB), Irapuã Santos (executiva nacional do Partido Pátria Livre-PPL), Ivan Valente (presidente do Partido Socialismo e Liberdade-Psol), Roberto Amaral (vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro-PSB), Heron Barroso Silva de Menezes (comitê central do Partido Comunista Revolucionário-PCR)
Local: Auditório de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

Tema 02: A crise do capitalismo, seus efeitos e desdobramentos no Brasil e no mundo
Convidados: Inácio Arruda (senador PCdoB-CE), João Paulo Rodrigues (coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-MST), Márcia Campos (presidenta da Federação Democrática Internacional de Mulheres-FDIM), Nalu Faria (coordenadora da Marcha Mundial de Mulheres-MMM), Rodrigo Rollemberg (senador PSB-DF), Luciana Genro (direção nacional do Partido Socialismo e Liberdade-Psol), Fernando Alves de Souza (comitê central do Partido Comunista Revolucionário-PCR)
Local: Auditório Educação Universidade Federal de Goiás-UFG

Tema 03: O papel do petróleo no desenvolvimento socioeconômico do país
Convidados: João Antônio de Moraes (coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros-FUP), Ildo Sauer (ex-diretor executivo da Petrobrás e professor da Universidade de São Paulo-USP), Fernando Leite Siqueira (vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás-Aepet)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 04: Conferência livre de meio ambiente e resíduos sólidos: Questões nacionais sobre meio ambiente e sustentabilidade
Convidados: Ney Maranhão (secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente-MMA),Raul Amorim (coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-MST), Ennio Candotti (diretor geral do Museu da Amazônia-Musa)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 05: Valorização do trabalho e a nova classe trabalhadora no Brasil
Convidados: Alfredo Santos Junior (secretário de Juventude da Central Única dos Trabalhadores-CUT), Paulo Vinicius (secretário de Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB), (representante da Força Sindical-FS), Luiz Gustavo de Pádua Walfrido Filho (secretário de Juventude da União Geral dos Trabalhadores-UGT), Éder Pereira da Silva (representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil-CGTB)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 06: Enfrentamento às desigualdades X concentração de renda e propriedade no Brasil
Convidados: João Sicsú (economista e professor Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), Renato Cinco (vereador Psol-RJ), representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 07: Desafios por uma saúde pública de qualidade no Brasil
Convidados: Maria do Socorro (presidenta do Conselho Nacional de Saúde-CNS)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 08: Cultura brasileira e a formação dos jovens brasileiros
Convidados: Juana Nunes (diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério da Cultura-MinC), Beto Teoria (presidente Nação Hip Hop Brasil), Rafael Buda (membro do Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE-CUCA da UNE), Gabriel Alves (presidente do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes de São Paulo-CPC da Umes)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 09: O novo momento do esporte no Brasil
Convidados: Vicente Cândido (deputado federal PT-SP), João Derly (vereador PCdoB-Porto Alegre)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 10: A questão da maioridade penal e a luta pelos direitos civis no Brasil
Convidados: Vinicius Ribeiro (deputado estadual PDT-RS), Jô Morais (deputada federal PCdoB-MG), Ricardo Gebrim (Consulta Popular-CP), Clédisson Junior (membro da coordenação nacional do Coletivo Enegrecer)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 11: O avanço da integração da América Latina e seu papel no mundo
Convidados: Susana Lischinsky (secretária adjunta de Relações Internacionais do Partido Pátria Livre-PPL), Ricardo Alemão Abre (secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil-PCdoB), João Daniel Lima de Almeida (presidente do curso Clio), Fernando Sosa (Secretário Executivo da Asociacion de Universidades Grupo Montevideo-AUGM), Carlos Rón, representante da embaixada da Venezuela
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 12: A luta pela ampliação a liberdade de expressão no Brasil
Convidados: Rubens Otoni (deputado federal PT-GO), Altamiro Borges (presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé), Luiz Carlos Azenha (jornalista e editor do blog Viomundo)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 13: Democracia, reforma política e financiamento público de campanha
Convidados: Márcio Cabreira (executiva nacional do Partido Pátria Livre-PPL), Edson de Resende (professor de Direito Eleitoral da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC/MG e representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral-MCCE), Marlon Reis (juiz e mobilizador do Projeto Ficha Limpa), Aldo Arantes (Comitê Central do Partido Comunista do Brasil-PCdoB)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

17:30h às 18:30h: Ato político
Ato: Frente nacional pela qualidade da educação brasileira
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

19h às 21h: Educação+10, o Plano Nacional de Educação, a reforma universitária e a revolução educacional brasileira

Tema 01: Financiamento da educação no Brasil e a luta por 10% do PIB, 100% dos royalties e 50% do Fundo Social do Pré-sal
Convidados: Carlos Alberto Rolim Zarattini (deputado federal PT-SP), Randolfe Rodrigue (senador Psol-AP), Inácio Arruda (senador PCdoB-CE),  Carlin Moura (prefeito de Contagem),
Local: Auditório de Direito da Universidade Federal de Goiás-UFG

Tema 02: Ensino privado, Estado e legislação no Brasil
Convidados: Maria Clotilde Lemos (secretária de Políticas Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino-Contee), Gilberto Gonçalves Garcia (presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação-CNE)
Local: Auditório Educação Universidade Federal de Goiás-UFG

Tema 03: Universidades estaduais, financiamento, autonomia e qualidade
Convidados: Haroldo Reimer (reitor da Universidade Estadual de Goiás), Antônio Guedes Rangel Júnior (reitor da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 04: Expansão e qualidade nas universidades federais
Convidados: Paulo Speller (secretário da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação-Sesu/MEC), Afonso Florence (deputado federal PT-BA), Carlos Levi (reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), (representante Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior-Andifes)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 05: A centralidade da assistência estudantil para o êxito do sistema educacional brasileiro
Convidados: Isabel Cristina Sampaio Angelim (pró-reitora de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf), , Fernanda Melchionna (vereadora de Psol-Porto Alegre), Anderson Campos (Assessor de Juventude da Central Única dos Trabalhadores-CUT)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 06: Desafios da implementação das cotas por todo o país
Convidados: André Lázaro (professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ e coordenador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais-FLACSO), Sandra Mara (pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás-UFG), Thiago Thobias (diretor de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação-MEC)
Local: Auditório da Praça Universitária-Honestino Guimarães

Tema 07: A luta por avanços no ProUni e no Fies
Convidados: Lilian Carvalho do Nascimento (coordenadora geral de Projetos Especiais para Graduação do Ministério da Educação-CGPEG-MEC), Rubens Otoni (deputado federal PT-GO), Antônio Ananias Henrique da Silva (representante da UNE na Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni-Conap), Flávio Carlos Pereira (coordenador do Fundo de Financiamento Estudantil-Fies).
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 08: Curricularização e valorização da extensão
Convidados: Danusia Arantes de Oliveira (pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Goiás-UEG e coordenadora regional centro-oeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão-Forproex), Fabrício Carvalho (pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT), Diego Pitrini (Federação dos estudantes de Agronomia do Brasil-Feab), José Paulo da Cunha Victorio (coronel e Coordenador de Operações do Projeto Rondon),
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 09: Formação de professores e fortalecimento da licenciatura
Convidados: Marilda de Abreu Araújo (secretária de organização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE), Ivan Lima Gomes (assessor Acadêmico da pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Goiás-UEG), Ângela Maria de Melo (presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe-Sintese), Chico Lopes (deputado federal PCdoB-CE)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 10: A luta pela valorização das carreiras docente e técnica
Convidados: Luis Enrique Schuch (1º vice presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Andes/SN), João Batista de Deus (secretário geral do Fórum dos Professores de Instituições Federais do Ensino Superior-Proifes), Paulo Henrique Rodrigues (Coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras-Fasubra)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 11: Pesquisa, inovação, universidade e indústria
Convidados: Sandra de Faria (pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO e do Fórum de Pró-reitores de Pós-graduação e Pesquisa-Foprop), Luana Bonone (presidenta da Associação Nacional dos Pós-graduandos-ANPG), Reginaldo Nassar Ferreira (representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC), Pablo Cesário (Gerente Executivo de relacionamento com o Poder Executivo da Confederação Nacional da Industria-CNI)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 12: Direito à memória e à verdade nos currículos e materiais didáticos
Convidados: Gilney Amorim, representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos-SDH, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (professora da Universidade Federal da Paraíba-UFPB), Augusto Bounicore (secretário geral da Fundação Maurício Grabois-FMG), Luiz Fernando de Oliveira (membro do Centro Cultural Manoel Lisboa-CCML)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 13: Política de cultura para a universidade
Convidados: Juana Nunes (diretora de Educação e Comunicação do para Cultura da secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura-MinC), Dulce Aquino (representante do Conselho Nacional de Políticas Culturais-CNPC e diretora da pró-reitoria de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia-Ufba), Javier Alfaya (ex-presidente da UNE)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

Tema 14: Juro, dívida pública e investimento público em educação
Convidados: Rodrigo Ávila (economista da Auditoria Cidadã da Dívida Pública), Carlos Lopes (editor chefe do Jornal Hora do Povo), Daniel Cara (coordenador da campanha Nacional pelo Direito a Educação)
Local: Sala do bloco D da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO

21h às 23h: Jantar
Local: Restaurante do 53º Congresso da UNE-Conune

23h às 02h: Atividade Cultural
Convidados:
Local: Praça Universitária Honestino Guimarães

31 DE MAIO DE 2013 – SEXTA-FEIRA
08h às 10h: Café da manhã
Local: Centro de Convenções de Goiânia

10h às 12h: Terceiro Encontro Nacional dos Estudantes Cotistas e Prounistas
Local: Centro de Convenções de Goiânia

12h às 14h: Almoço
Local: Centro de Convenções de Goiânia

14h às 16h: Passeata
Tema: 10% do PIB para a Educação e o Brasil dos nossos sonhos
Trajeto: Centro de Convenções – Praça Universitária

16h às 19h: Sessão da Comissão da Verdade da UNE
Tema: Publicação do dossiê Honestino, lançamento da campanha “Onde está Honestino” e anistia de lideranças estudantis pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça-MJ
Filme: Honestino
Convidados: Gilney Amorin (coordenador do projeto Direito a Memória da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República SDH/PR), Paulo Abrão (presidente da Comissão de Anistia)
Local: Praça Universitária Honestino Guimarães

21h às 23h: Jantar
Local: Restaurante do 53º Congresso da UNE-Conune

23h às 02h: Atividade Cultural
Local: Praça Universitária Honestino Guimarães

01 DE JUNHO DE 2013 – SÁBADO
08h às 10h: Café da manhã
Local: Goiânia Arena

10h às 11h: Exibição de vídeos da UNE
Local: Goiânia Arena

11h às 14h: Plenária final do 53º Congresso da UNE-Conune – Votação das propostas consensuais
Local: Goiânia Arena

14h às 16h: Almoço
Local: Restaurante Goiânia Arena

16h às 20h: Plenária final do 53º Congresso da UNE-Conune – Votação das propostas divergentes
Local: Restaurante Goiânia Arena

20h às 22h: Jantar
Local: Restaurante Goiânia Arena
 
23h às 02h: Atividade Cultural
Local: Praça Universitária Honestino Guimarães

02 DE MAIO DE 2013 – DOMINGO
08h às 10h: Café da manhã
Local: Restaurante Goiânia Arena

10h às 11h: Exibição de vídeos da UNE
Local: Goiânia Arena
 
11h às 14h: Plenária final do 53º Congresso da UNE-Conune – Eleição da nova diretoria
Local: Goiânia Arena

14h às 16h: Almoço
Local: Restaurante Goiânia Arena

16h às 20h: Partida das delegações
Local: Estacionamento Goiânia Arena

Fonte: Correio Braziliense