Violões do Duo Assad movimentam o Teatro Goiânia

Os goianienses terão o privilégio de conferir a arte do Duo Assad, famoso no mundo inteiro e reconhecido pela crítica internacional como o melhor duo de violões do mundo. A apresentação será no Teatro Goiânia, no dia 3 de novembro, às 11 horas. O evento faz parte dos festejos de aniversário de oito décadas da capital e integra o Projeto Concertos Ouro.

Os ingressos para conferir a apresentação já estão à venda. Podem ser adquiridos na secretaria da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) no Campus Samambaia, e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Setor Central. A partir do dia 1º de novembro, também será possível comprar as entradas na bilheteria do Teatro Goiânia.

 

Duo
Formado pelos irmãos Sergio e Odair, o Duo Assad está em turnê pelo Brasil, dando início às comemorações de 50 anos de trajetória artística. O repertório eclético dos violonistas estabeleceu novos padrões para o conceito de virtuosismo, explicam os experts. Eles começaram a tocar juntos muito jovens e, rapidamente, foram reconhecidos pelo talento e ousadia. A carreira internacional do Duo Assad começou com um dos mais importantes prêmios para este instrumento, o Young Artist Competition, em Bratislava, em 1979.

O virtuosismo e técnica impecáveis inspiraram uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os Assad, entre eles: Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, EdinoKrieger, Francisco Mignone e, recentemente, o cubano Leo Brouwer.

Também atuaram com renomados artistas como Yo-YoMa, Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw, além do Turtle Island String Quartet. O repertório clássico inclui transcrições da grande Literatura de Teclado Barroco de Bach, Rameau e Scarlatti e adaptações de peças de Gershwin, Ginastera e Debussy. Com inúmeros CDs lançados, são reconhecidos pela prolífica atuação em gravações, principalmente pelas gravadoras Nonesuch Records e GHA Records.

Em 2001, a Nonesuch lançou "Sérgio e Odair Assad Tocam Piazzolla," que rendeu um Grammy Latino. O sétimo álbum da Nonesuch - lançado em 2007- foi "Jardim Abandonado", nomeado para o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Clássico, mesmo ano em que Sérgio recebeu o prêmio Grammy de Melhor Compositor, pela música Tahhiyya Li Ossoulina. O músico escreveu um novo concerto para dois violões e orquestra sinfônica, estreado em 2011, com a Orquestra Sinfônica de Seattle.

No Brasil, a première desta obra foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, no ano passado. Também em 2012, eles se apresentaram nos Estados Unidos, em turnê denominada Viva Brasil, com YoYoMa, que gerou um EP, disponível no ITunes.

Este ano, já se apresentaram em turnê pelos Estados Unidos com Paquito de Rivera, no show Dances from the New World, gravado pela GHA e também em inúmeros concertos e recitais pela Europa e América do Sul.

Segundo informação da produtora Antares, o jornal The Washington Post afirmou que trata-se do “melhor duo de guitarras que já existiu, talvez em toda a história… nenhuma antecipação poderia me ter preparado para a impressionante flexibilidade e completa unanimidade dos irmãos brasileiros”.

 

Serviço
Local: 
Teatro Goiânia (Avenida Anhanguera, n° 67, Setor Central)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)*

 

*Venda de Ingressos:
- Secretaria da Escola de Música e Artes Cênicas (UFG) - Campus Samambaia / 3521-1125
- Goiânia Ouro: Rua 3, esquina com rua 9, Centro / 3524-2541
- Teatro Goiânia nos dias 1° e 02 de novembro (14 às 18 horas) e 03 de novembro - até horário da apresentação / 3201-4685/7602

As informações são da Prefeitura de Goiânia.

Fonte: O Popular