Orquestra Filarmônica de Goiás traz nomes internacionais a Goiânia

A Orquestra Filarmônica de Goiás traz nomes de peso para o calendário de outubro. Na próxima quinta-feira, dia 17, as atrações do palco serão a pianista Ancuza Aprodu e o maestro inglês Neil Thomson, às 20h30, no Teatro Goiânia, com entrada franca. Antes da apresentação, será revelada uma novidade no cenário da música de concerto, que contribuirá significativamente para a formação musical do público goiano. A superintendente da orquestra, Ana Elisa Santos, anunciará o novo regente da Filarmônica de Goiás para a Temporada 2014.

Neil Thomson
Neil Thomson é um dos mais respeitados regentes britânicos de sua geração. Nascido em 1966, ele estudou com Norman Del Mar no Royal College of Music de Londres e, mais tarde, na Academia de Tanglewood, com Leonard Bernstein e Kurt Sanderling. Suas habilidades e capacidade de comunicação realçaram sua crescente reputação como professor em toda a Europa. Desde 2012, Neil Thomson tem atuado como regente convidado nas temporadas de concertos da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Ancuza Aprodu
Nascida na Romênia, Ancuza Aprodu iniciou os estudos de piano aos quatro anos de idade, dando continuidade em Bucareste com a renomada professora Smaranda Murgan. Ao partir para a Itália, Ancuza trabalhou com o pianista Roberto Bollea e o compositor Enrico Correggia. Diplomou-se em Piano pelo Conservatório Nacional de Torino e desde 1993 a pianista desenvolve uma carreira internacional como solista na Europa, Ásia e América, com um repertório que vai do barroco à música contemporânea.

Orquestra Filarmônica de Goiás
A nova Orquestra Filarmônica de Goiás, criada em janeiro de 2012, realizou cerca de 20 apresentações musicais, divididas em quatro séries de concertos no Teatro SESI, no Centro Cultural UFG, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e no Teatro Escola Basileu França. Foram mais de 10 artistas convidados de renome nacional e internacional, que se apresentaram junto à Orquestra na Temporada de 2012, inclusive em concertos didáticos em parceria com a Secretaria da Educação e com o Teatro SESI. Com uma nova configuração, a Orquestra Filarmônica de Goiás iniciou o ano de 2013 com as audições e o processo seletivo, aprovando os músicos que compõem o seu quadro.

Na programação da Temporada 2013 estão previstas 42 apresentações musicais em todo o Estado de Goiás, inclusive em bairros de Goiânia, entre as séries concertos no Teatro Goiânia, no Teatro SESI e no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de concertos especiais. Para este ano estão previstas as participações de 25 artistas de renome nacional e internacional, com público estimado em 30 mil pessoas. Entre os principais destacam-se: André Micheletti, Alex Klein, Daniel Guedes, Flavio Gabriel, Jean Louis Steuerman, Ricardo Castro, Carlos Moreno e João Carlos Martins.

Mais informações: (62) 3201-4919

Fonte: O Popular