TV UFG lança série sobre Goiânia

A TV UFG lança hoje a série de programas Nossa História Daria Um Filme, com documentários sobre alguns bairros de Goiânia e seus moradores. A série foi produzida como uma proposta de reflexão em torno das comemorações dos 80 anos da cidade e será lançada às 19h30, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, com a exibição do primeiro programa. A partir do dia 24 (aniversário de fundação da capital) e até 3 de novembro, a produção será exibida na TV UFG, sempre às 20 horas, e pela internet.

Nossa História Daria um Filme é estruturado em 11 documentários que contemplam os bairros Jardim Novo Mundo, Vila Nova, Nova Esperança, Setor Pedro Ludovico, Vila União Jardim Guanabara, Centro e Campinas. Da cidade projetada para 50 mil pessoas ao 1,3 milhão de moradores atuais, quais os critérios para focar esta ou aquela área? “Os bairros representam diferentes regiões da cidade. Eles foram escolhidos de acordo com a importância histórica para a construção daquela região”, explica a professora Rosana Borges, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás, coordenadora do projeto, ligado ao Ministério da Educação.

Além da história de cada bairro, a série dá voz aos seus habitantes para falar sobre as qualidades e problemas da comunidade. A ideia era colher o testemunho não apenas de figuras como políticos ou personalidades ilustres, mas também de pessoas que, em vários aspectos, ajudaram e assistiram ao crescimento da cidade, como os pedreiros, por exemplo, que raramente são lembrados quando o assunto é pioneirismo em Goiânia.

Projeto do Laboratório de Produções Audiovisuais e Televisivas Integradas do curso de Jornalismo da UFG, a série foi realizada em coprodução com a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural. Os trabalhos efetivos começaram em fevereiro de 2012, mas no período eleitoral as gravações foram interrompidas devido à movimentação dos candidatos nos bairros. “Após as eleições de 2012, as gravações foram retomadas e somente se encerraram em 2013. Portanto, entre pré-produção, produção e pós-produção, tivemos um ano e meio de trabalho”, contabiliza a Rosana Borges.

Participaram do projeto e sua execução professores, técnicos e também estudantes da UFG e de profissionais vinculados à TV UFG. Além do lançamento no Cine Ouro, e da estreia na TV UFG (canal 14 em sinal aberto e canal 13 da Net Goiânia), a série também terá eventos de lançamento em cada bairro retratado nos programas. Nossa História Daria um Filme também será transmitido pela internet nos sites www.tvufg.org.br e www.rtve.org.br.

Fonte: O Popular