Após ser hospitalizada, estudante se atrasa e perde 2º dia de prova da UFG

A estudante Ysabella Gonçalves Pereira, de 17 anos, perdeu o segundo dia de provas do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), nesta segunda-feira (2).  Ela conta que chegou atrasada por conta de uma intoxicação alimentar.

A estudante, que esteve presente no primeiro dia de provas, no domingo (1º), disse que se sentiu mal mal nesta manhã e precisou ir a um hospital de Goiânia. Na unidade de saúde, ela recebeu o diagnóstico de intoxicação alimentar e recebeu medicação na veia. Ela conta que saiu do hospital direto para o local de prova, mas chegou quatro minutos depois do horário de fechamento dos portões, que ocorreu pontualmente às 13h.

"É chato porque eu passei na primeira fase, fiz prova ontem [domingo] e agora faria a redação, que é o meu ponto forte", lamenta Ysabella.

A mãe da estudante, Jhennes Gonçalves, tentou argumentar com o vigilante para que a filha pudesse entrar. Ela tinha um atestado em mãos, mas não adiantou. “É uma injustiça. Ela estava no médico", reclamou Jhennes.

Para quem conseguiu entrar, o dia é de grande expectativa. É o caso do estudante Johnatan Volpini, de 18 anos, que pretende estudar artes cênicas. "Estou confiante", disse.

Já a estudante Natália Faria, 18, que vai prestar para direito noturno, disse que aguardou ansiosamente pelo segundo dia da segunda etapa. "Hoje vou arrebentar na redação", garantiu.

Processo seletivo
Nesta segunda-feira (2) ocorre o segundo dia de provas da segunda fase do vestibular. Além da redação, os estudantes também respondem questões discursivas de matérias relacionadas ao curso escolhido.

Os portões abriram às 12h e fecharam pontualmente às 13h. Assim como nas provas anteriores, os vestibulandos não puderam levar aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos. Eles só poderão deixar os locais de prova a partir das 17h30. O vestibular termina às 18h.

No domingo (1º), primeiro dia de provas da segunda etapa, a abstenção foi de 8,12%. De acordo com o Centro de Seleção, dos 8.400 candidatos classificados, 685 não compareceram.

Muitos candidatos, após o primeiro dia, reclamaram da prova de matemática. "Matemática é a que mais complica. Além de conta, tem que ter raciocínio", disse o estudante João Paulo da Penha.

Provas
As provas da UFG são divididas em: grupo 1, cursos de exatas; grupo 2, área de biológicas; grupos 3 e 4, humanas. Nesta segunda, os estudantes do grupo 1 terão provas de matemática e física. Do grupo 2, biologia e química. Dos grupos 3 e 4, geografia e história.

No domingo, todos responderam questões de português e literatura. Os estudantes do grupo 1 fizeram avaliação de química. Quem disputa vaga em um curso do grupo 2 teve provas de física e matemática. Candidatos dos grupos 3 e 4 também fizeram prova de matemática.

Resultado
O resultado do processo seletivo em primeira chamada está previsto para o dia 31 de janeiro e as matrículas marcadas para 11 e 12 de fevereiro. A segunda chamada será no 17 de fevereiro e a terceira, 26 de fevereiro.

Este ano, os vestibulandos disputam 3.090 vagas oferecidas pela instituição. Elas estão distribuídas em 140 cursos nas unidades de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás.

O curso de medicina é o mais disputado, com 104,58 candidatos por vaga. Em segundo lugar está o curso de engenharia civil, com 70,35 candidatos por vaga. Na sequência aparecem direito matutino (52,03), psicologia (43,22), odontologia (41,57), e direito noturno (39,6).