Aprovados comemoram no Parque Vaca Brava

 

Patrícia Drummond 01 de fevereiro de 2014 (sábado)  

 

Era 13 horas de ontem quando servidores do Centro de Seleção (CS) afixaram, em murais na porta do órgão, na Rua 226, no Setor Universitário, a lista com os nomes dos classificados no vestibular 2014/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG). A comemoração da maioria dos aprovados começou pouco depois, no Parque Vaca Brava: às 14h30 já era grande a movimentação no local, envolvendo os novos calouros, familiares e amigos, além de alunos veteranos, que aplicaram no novatos os tradicionais - e pacíficos - trotes.  

Ao todo, 2.793 candidatos foram convocados em primeira chamada pela UFG e deverão efetuar as suas matrículas nos próximos dias 11 e 12. Mais de 31 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 3.122 vagas oferecidas no processo seletivo 2014/1, em que 259 vagas não foram preenchidas - a maioria em cursos de licenciatura e dos câmpus do interior, segundo informou o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello de Almeida Neto. Em comparação com o vestibular 2013/1, houve aumento entre as menores notas dos candidatos aprovados, assim como foi maior, também, a concorrência na maior parte dos cursos.  

No geral, isso ocorreu, de acordo com a presidente do Centro de Seleção da UFG, Luciana Freire, por causa da destinação de 50% das vagas da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), que realiza a seleção dos novos universitários unicamente por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Houve essa redução na oferta de vagas pelo vestibular e tivemos praticamente o mesmo número de candidatos do ano passado.”  

Cotistas

Além do Sisu, a disponibilidade de vagas da UFG também atendeu à Lei Federal de Cotas: 30% foram reservadas a estudantes que declararem ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública; estudantes pretos, pardos e indígenas, também estudantes de escola pública e, além disso, em duas faixas de renda definidas em lei . “A Lei Federal prevê que, até 2016, 50% das vagas sejam destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas. A UFG está fazendo essa mudança, em seus porcentuais, gradativamente”, destacou o reitor da instituição, Orlando Afonso Valle do Amaral, lembrando que, para 2015, o porcentual, deverá ser de 40%.  

Fonte: O Popular