CMTC e prefeitura reafirmam cooperação em Aparecida

Enviado em 12/02/2014 às 21h53

 

A nova diretora técnica da CMTC, Cristina Maria Afonso, esteve ontem, na Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, acompanhada pela presidente da CMTC, Patrícia Pereira Veras, e pelo diretor administrativo da companhia, Murilo Ulhoa. O objetivo foi se apresentar ao prefeito Maguito Vilela (PMDB) e equipe de auxiliares, além de se colocar à disposição para ações de melhorias do transporte coletivo no município.

“Acho importante estabelecer esse diálogo que propicie encontrar soluções para atender melhor a nossa população e motive as empresas também. Sabemos que o transporte público é um setor que está em crise, hoje, e temos que unir esforços para ações positivas”, considerou o prefeito.

A reunião foi acompanhada pelos secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação); Jório Rios (Regulação Urbana); Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda); Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos); Afonso Boaventura (Planejamento); Valdemir Souto (Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida/ SMTA) e Raul Coutinho (Licitação e Compras).

Os secretários relembraram as necessidades mais urgentes do município no setor, já informadas à CMTC. Entre elas, a extensão de uma linha até o polo industrial e à região onde será construído o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG). As duas linhas mais propícias para isso seriam as que atendem os bairros Cândido de Queiroz e Vila Maria. “Já solicitamos um estudo à CMTC, que apontará a viabilidade disso”, explicou o presidente da SMTA), Valdemir Souto.

A ampliação de linhas para a região do Campus IFG de Aparecida, localizado no Parque Itatiaia; a atuação do Grupo de Mobilidade criado para discutir e propor soluções aos gargalos no transporte de Aparecida; além da ampliação do atendimento interno no município, também foi um dos temas abordados pela equipe de secretários. “Hoje temos muito mais linhas disponíveis para ir de Aparecida à Goiânia do que para circular dentro do próprio município”, exemplificou Valdemir Souto.

O secretário de Planejamento, Afonso Boaventura, aproveitou para inteirar a nova diretora sobre a situação atual da parte de Aparecida na implantação do sistema BRT Goiânia, chamado de “Corredor Goiás Norte/Sul”. O corredor tem como objetivo criar redes de eixos de transportes que estejam integrados à rede já existente. Também prevê a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo por ônibus e a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade.

Em Aparecida, um dos trechos do BRT será na Avenida Rio Verde. “Ao londo de parte do trecho serão necessárias desapropriações. Já providenciamos as avaliações dos imóveis e as pastas responsáveis estão cuidando dos tramites legais necessários ao pagamento dos proprietários das áreas”, esclareceu o secretário Afonso Boaventura.

“Ficamos otimistas com a articulação que a prefeitura já tem tido. Contamos com a equipe do município para minimizar os problemas de transporte da população e as portas da CMTC estão abertas para continuarmos esse diálogo e encontrar soluções viáveis para Aparecida”, avaliou a presidente da companhia, Patrícia Pereira Veras.

Fonte: DM online