Trindade livra-se de lixão e inaugura aterro sanitário

Enviado em 07/02/2014 às 21h54

 

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), entregou ontem à população empreendimento voltado para defesa do meio ambiente e da saúde pública. Antigo lixão deu lugar à estrutura adequada aos padrões exigidos por lei. Local poderá acolher por mais de três décadas demanda diária de cerca de 300 toneladas de lixo, entre dejetos domésticos e entulhos. “Em função de um relatório que negativou a forma de tratar o lixo na gestão anterior, perdemos avaliação no coíndice do ICMS e deixamos de arrecadar cerca de R$ 1,2 milhão em 2013”, disse Jânio ao celebrar a conquista.

Em situação calamitosa até meados de 2013, com toneladas de dejetos espalhados por todos os lados, o antigo lixão de Trindade trouxe graves agressões ao meio ambiente e representava risco à saúde pública. O novo aterro sanitário dá solução adequada aos dejetos do município. Na solenidade de inauguração, Jânio e o vice Gleysson Cabriny assinaram ordem de licitação para adquirir uma manta adequada a uma trincheira que já está pronta, de 150x110 metros, o que possibilitará a impermeabilização do solo.

O evento de inauguração foi prestigiado pelo juiz do TRE local, Fernando Ribeiro, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Raphael Gratão (PDT), pela primeira-dama Daírdes Darrot, pelo secretário municipal Alexandre César (Meio Ambiente), autoridades judiciárias e do município, vereadores, secretários e entidades da sociedade civil.

O vice Gleysson Cabriny foi o idealizador de um café da manhã, servido aos presentes em pleno aterro sanitário. “Isso é algo inédito em Goiás”, disse. Jânio Darrot afirma que pretende deixar na história de Trindade um conceito de trabalho “comprometido com os reais interesses da população”.

Diretor do aterro sanitário, César Queiroz disse que o empenho da equipe proporcionou o sucesso do empreendimento e que outras atividades poderão ser realizadas no local, a exemplo dos carros apreendidos pela Polícia Civil, que ganharam um espaço no aterro sanitário. “Além disso, operamos a usina de asfalto, que está em pleno funcionamento”, informa ele.

Secretário municipal do Meio Ambiente, Alexandre César garante que o local, com os investimentos previstos para 2014, merecerá todos os licenciamentos necessários. A Copertrin organizará o trabalho dos separadores de resíduos reaproveitáveis. Estudo feito pela UFG revela que, de tudo que é recolhido em Trindade, 51% é passível de ser reciclado. Raphael Gratão (PDT) lembrou que os serviços prestados no Aterro Sanitário Municipal mostram que a atual gestão está atuando de forma satisfatória em favor das ações que a população precisa.

Fonte: Diário da Manhã