Troféu Jaburu premia talentos locais

O violeiro Marcus Biancardini recebe hoje o Diploma de Destaque Cultural pelo trabalho desenvolvido em 2013

Diogo Teixeira

O Conselho Estadual de Cultura (CEC-GO) realiza hoje, na sala Dona Gercina Borges Teixeira, uma sessão aberta com o objetivo de homenagear e reconhecer o mérito de personalidades e instituições que se destacam por sua atuação no meio cultural, no âmbito do Estado. Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez a Cora Coralina, em 1980, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes) é considerado a mais distinta comenda que o governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana.

A solenidade presidida pelo governador Marconi Perillo irá homenagear, entre outras personalidades, o violeiro Marcus Biancardini (foto), com o Diploma de Destaque Cultural, que no ano passado levou sua arte aos pacientes do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e aos internos da Penitenciária Odenir Guimarães (POG). A cantora lírica e professora Goiana Vieira da Anunciação também será homenageada.

Além do Troféu Jaburu, na ocasião também será feita a entrega das Medalhas de Mérito Cultural, em total de seis comendas (distribuídas entre as áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Letras, Memória e Patrimônio Cultural e Música). As medalhas serão entregues a personalidades que tiveram uma trajetória de significativa dedicação a ações nesses segmentos artístico-culturais. São eles: Vera Bicalho (Medalha de Artes Cênicas); Gilmar Camilo (Medalha de Artes Plásticas); Maria Abdalla (Medalha de Audiovisual); Delermando Vieira Sobrinho (Medalha de Letras); Maria Teresinha Campos de Santana (Área da Memória e do Patrimônio Cultural); Eliseu Ferreira (Área da Música).

A solenidade de entrega do Troféu Jaburu também oportunizará a entrega de Diplomas de Destaque Cultural do Ano de 2013 a vinte iniciativas de personalidades e instituições que se destacaram no cenário cultural e artístico do Estado, na capital ou no interior de Goiás, no período compreendido entre os meses de setembro de 2012 e setembro de 2013.

No conjunto de personalidades que atuam em Goiânia, receberão Diploma de Destaque Cultural o escritor Heitor Rosa; o produtor de longas-metragens e séries televisivas Celso Martins de Oliveira (Celsão) e a produtora de animações Mandra Filmes. O apresentador do Programa Frutos da Terra, Hamilton Carneiro, é outro a ser destacado com diploma nesta solenidade. Veiculado pela TV Anhanguera (Grupo Jaime Câmara) há 30 anos.

Entre as mais relevantes homenagens desta edição está o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma equipe do Museu Antropológico da UFG, (Manuel Ferreira Lima Filho, Nei Clara de Lima, Rosani Moreira Leitão, Telma Camargo da Silva e Maíra Torres Corrêa).

Entre os homenageados com Diplomas de Destaque Cultural que atuam no interior de Goiás estão Cida Lino, Stallin Siriguela, Benedito Magno Vieira.

Entrega das Comendas da Cultura do Estado de Goiás – Troféu Jaburu – Edição 2013

Onde: Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Centro – Goiânia

Quando: hoje a partir 20 horas

 Entrada: mediante apresentação de convite individual.

Fonte: Diário da Manhã