Artista plástico lança livro que conta história da arte moderna em Goiás

Como testemunha do processo, Gomes de Souza propõe resgate histórico.

 

Luísa Gomes Do G1 GO

 

O artista plástico Gomes de Souza, de 58 anos, propõe na obra “Trançar com as Mãos e Tramar com os Olhos” um resgate da história da arte moderna em Goiás. O lançamento oficial do livro ocorre neste sábado (15), no estúdio do artista, em Goiânia.

Atuante no mercado da arte desde 1957, Gomes de Souza narra essa história com uma visão privilegiada, pois é uma testemunha do processo desde a chegada de artistas como DJ Oliveira, Gustav Ritter e Nazareno Confaloni.

“Tive o privilégio de chegar e conviver com esses pioneiros, com quem eu aprendi não só sobre arte, mas sobre a vida, sobre filosofia. É uma forma de contar a história de dentro pra fora”, afirma.

Ao relembrar esse processo, faz uma valorização dos artistas goianos e aponta a importância do cenário artístico goiano. O livro é fruto da dissertação de mestrado do artista, que surgiu da percepção de que havia uma lacuna na documentação da história da arte goiana. “Quando estava desenvolvendo o mestrado na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), vi que não existia um registro, a não ser recortes de jornais, mas não um livro que abordasse a sistemática”, conta.

Gomes de Souza ressalta em seu livro a intensidade com que a arte moderna foi recebida pelos artistas em Goiás. “Uma coisa importante desses 30 e poucos anos que o livro foca são as várias experiências que os artista viveram. Eu digo que em 30 anos vivemos 100 anos do modernismo”, diz.

 

Fonte: Poratal G1