Vitrine da sétima arte

Mostra O Amor, A Morte e As Paixões, o cine Lumirère, tem pré-lançamento hoje. Grade de exibição terá 50 filmes

 

Taynara Borges 18 de fevereiro de 2014 (terça-feira)

Cinquenta filmes estão programados para a edição 2014 da mostra de cinema O Amor, A Morte e As Paixões, cujo pré-lançamento será hoje, às 20 horas, no Cine Lumière do Shopping Bougainville, com a exibição gratuita do longa-metragem Um Trem Noturno para Lisboa, do diretor Bille Auguste. A mostra do Lumière será realizada entre os dias 27 de fevereiro e 13 de março. Entre os destaques desta sétima edição estão Pais e Filhos, do japonês Hirokazu Kore-eda; Instinto Materno, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2013, do romeno Calin Peter Netzer, e o chileno Gloria, de Sebastián Lelio (confira a grade nesta página).

De acordo com o professor de cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretor da Cinemateca Brasileira, Lisandro Nogueira, o evento – que foi criado por ele e por Gerson Santos, da rede de cinemas Lumière – se tornou uma “mostra para lançar filmes inéditos” nacionais ou estrangeiros. “Goiânia tem o quinto público cinéfilo do Brasil, e as distribuidoras gostam da ideia de que a cidade é um laboratório para lançar os filmes”, diz o professor, que também é curador da mostra.

Segundo Lisandro, a diversidade do público goianiense abre espaço para o lançamento desde blockbusters até filmes do circuito independente. Ele completa dizendo que o evento é uma oportunidade para que as pessoas se adiantem para ver filmes que só entrarão em cartaz em Goiânia futuramente ou que até mesmo nem cheguem a ser exibidos na cidade. “Eu vejo os filmes aqui em São Paulo e aí vai do meu interesse em descobrir cineastas que Goiânia não conhece até aqueles filmes que possivelmente só vão ser exibidos na cidade durante a mostra”, explica.

Embora ainda não tenha sido fechada a agenda de debates, os nomes que realizarão discussões com o público acerca de alguns títulos já foram selecionados. Entre eles professores universitários e pesquisadores do cinema, como Rodrigo Cássio, Eduardo Horácio, Marcelo Ribeiro, Fabrício Cordeiro, Rafael Parrode, além do próprio Lisandro Nogueira. Sobre a diminuição de filmes a serem exibidos nesta edição– foram 74 no ano passado e 63 no ano anterior –, a proposta é que os títulos fiquem mais tempo em cartaz.

Sobre os destaques deste ano, Lisandro aposta em dois filmes sobre as relações familiares: Pais e Filhos, que mostra “como esta relação sofreu uma mudança brutal e que precisa ser repensada”, e Instinto Materno, que “discute como elas (as mulheres) estão conflituosas e sem bússola”. A comédia Gloria também deverá receber uma atenção especial do público com a história de uma mulher de 50 e poucos anos que se separa e vai aproveitar a liberdade conquistada. Outros destaques ficam por conta da nova versão de Robocop, do brasileiro José Padilha, e Jovem e Bela, do francês François Ozon, um dos principais nomes do cinema francês contemporâneo.

Embora não delimite a mostra com um tema, Lisandro diz que, nesta edição, a maioria dos filmes tem em comum a desorientação das pessoas no mundo globalizado, seja na família, no trabalho ou no amor. “O que acontece é que as pessoas estão perplexas com um mundo que não tem mais bússolas que indiquem um caminho certo para um determinado lugar e, ao mesmo tempo, estão abrindo perspectivas que nunca tiveram”, sintetiza. Os filmes serão exibidos em vários horários e os ingressos custarão o preço cobrado usualmente pelas sessões.