Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio

Seduc coordena seminário em parceria com instituições de ensino superior; política nacional visa valorizar formação continuada de professores

 Sáb, 22 de Fevereiro de 2014 21:53
 Carmen Cruz

 A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) coordenou, nesta se­mana, o Seminário Goia­no do Pacto pelo Fortale­cimento do Ensino Médio, dando início à implementação, em Goiás, do programa do Governo Federal de valorização da formação continuada dos professores que atuam nas salas de aula do Ensino Médio público em todo o país.

Além de participarem de grupos de estudos semanais e de encontros mensais, os profissionais dessa etapa do ensino receberão bolsas de R$200 a partir do próximo mês. Professores com contrato temporário também serão contemplados pelo programa.

No estado de Goiás, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio será implementado pela Seduc em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que receberá os recursos do Ministério da Educação (MEC) para as formações; da Universi­da­de Estadual de Goiás (UEG); e dos institutos federais IFG e IF Goiano.

As instituições de ensino superior e profissionais da Seduc formarão supervisores regionais que, por sua vez, atuarão como formadores regionais dos orientadores de estudos que serão responsáveis diretos pela formação dos 11 mil professores que lecionam nas 627 escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio.

Abertura
O seminário na Faculdade de Educação da UFG foi aberto pelo superintendente de Ensino Médio da Seduc, Fernando Pereira dos Santos. Ele apresentou números e dados do Ensino Médio em Goiás e destacou que o Pacto, além de permitir avançar na melhoria do ensino oferecido pela rede estadual, possibilitará um diálogo entre professores e instituições de ensino superior.

De acordo com o superintendente, é preciso tornar essa etapa do ensino mais atrativa aos jovens e, nesse sentido, o aprimoramento e a troca de experiência entre os professores são de fundamental importância para os avanços que se busca.

Representantes da UFG, da UEG e dos institutos federais apresentaram diferentes aspectos do Ensino Médio, filosóficos e históricos, a busca de uma identidade para essa fase do ensino, os velhos e os novos desafios, entre outros assuntos. Em seguida, a coordenadora do Pacto Nacional pelo Forta­le­cimento do Ensino Médio na UFG, Amone Inácia Alves, apresentou o programa proposto pelo MEC; e o superintendente de In­te­li­gência Pedagógica e Formação da Se­duc, Raph Gomes, explicou de que forma este programa será im­plementado no estado de Goiás: 20 professores da UFG vão trabalhar na formação dos 40 coordenadores pedagógicos do Pacto nas regionais e de 12 profissionais do núcleo central de formação da Seduc.

Conforme destacou Amone Inácia, a evasão escolar é um dos graves problemas nesta etapa do Ensino e o que se busca, com esse programa, entre outros objetivos, é resgatar um caráter formativo do Ensino Médio. Há, segundo Amone, uma ruptura dessa formação, o que faz do estudante um ser solitário dentro da escola: “Temos que pensar uma formação a partir da relação entre cultura e trabalho. Não podemos dividir esses mundos do jovem e perceber isso é importante para o redesenho do Ensino Médio”.
Nas escolas da rede estadual em Goiás, o programa nacional terá, entre os principais objetivos, a im­plementação do Currículo Re­ferên­cia em todas as unidades; a integração entre o trabalho de formação que é desenvolvido pela Seduc e o das instituições públicas de ensino superior; e, ainda, a prática da interdisciplinaridade no ensino.

Fonte: Tribuna do Planalto