Sonoridades em família

Projeto Música no Câmpus volta com programação de cinco shows, começando hoje com Geraldo Azevedo, que se apresenta ao lado dos filhos

Rodrigo Alves 06 de maio de 2014 (terça-feira)
O lirismo do cantor pernambucano Geraldo Azevedo está de volta. E ele abre, hoje, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás, a temporada 2014 do projeto Música no Câmpus. Dessa vez, o artista apresenta o show Em Família, que reúne, entre outros profissionais, quatro de seus filhos. Realizado pela universidade e pelo Sesc Goiás, o projeto trará neste ano ao todo cinco shows. O próximo artista será Filipe Catto, em 10 de junho. O projeto ainda prevê apresentações em 23 de setembro, 18 de novembro e 9 de dezembro. As outras atrações ainda não foram divulgadas, pois aguardam confirmação de contrato.

No show que apresenta hoje em Goiânia, Geraldo Azevedo está no palco com os filhos Lucas Amorim e Tiago Azevedo, ambos nas percussões, e Clarice Azevedo no backing vocal. Na produção, está ainda Gabriela, que também canta, mas dessa vez preferiu atuar nos bastidores. No repertório do show, a família Azevedo vai ao sucesso inesquecível da carreira do patriarca, como Dia Branco, Táxi Lunar, Bicho de Sete Cabeças e Chorando e Cantando. Mas não deixa de surpreender também com composições importantes, embora menos conhecidas como Grande Momento e Semente de Adão, feitas com Carlos Fernando, grande parceiro de composição de Azevedo, morto no ano passado.

Além de apresentar ao público os dotes vocais, Clarice ainda contribui com composições suas no show da turnê. São dela, em parceira com Eduardo Krieger, Rapaz Mimado e Pelo Avesso, e Eu Não Sei, composta por ela, o pai e o avô materno, Chiquinho. A série de shows, iniciada na virada de 2013 para 2014, também marca a volta de Lucas da banda que acompanha Geraldo, que no ano passado chegou a se apresentar em Goiânia durante a temporada junina. Tiago trabalha ao lado do pai há mais de dez anos, enquanto Clarice chegou há pouco tempo. “É uma delícia ter meus filhos trabalhando a meu lado”, regojiza-se.

Riqueza musical

Em mais de 40 anos de estrada, uma voz inconfundível e uma vasta coleção de álbuns lançados e premiados, Geraldo Azevedo faz jus à fama de um dos maiores representantes da riqueza da música nordestina. Ao mesmo tempo que não deixa morrer sonoridades regionais, ele defende com maestria uma multiplicidade de ritmos e versatilidade musical que sempre foram marcas de sua carreira, do baião às canções românticas. Exímio violonista, ele também transita entre as harmonias sofisticadas da bossa nova e os ritmos pulsantes da música latina.

Na discografia de mais de quatro décadas, o artista amealhou o lançamento de 22 álbuns, a maioria de trabalhos solo, e as parceiras, entre elas a famosa série O Grande Encontro, ao lado dos também icônicos Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho, e ainda as parcerias com Elomar, Xangai e Vital Farias, em Cantoria. Na composição, além do saudoso Carlos Fernando, Geraldo Azevedo também firmou parcerias frutíferas com Renato Rocha, Capinam e Fausto Nilo. Parceiros que lhe ajudaram a criar, entre outros marcos da música regional, obras como Caravana (com Valença), Moça Bonita (com Capinam) e Dona da Minha Cabeça (com Nilo).

Show: Geraldo Azevedo – Em Família
Projeto: Música no Câmpus (Sesc/UFG)
Data: Hoje, às 20 horas
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG (Câmpus 2, ao lado do Conjunto Itatiaia)