OAB-GO debate segurança com especialistas e líderes comunitários

Confira programação do evento

Goiânia - A OAB-GO realiza a partir da próxima terça-feira (6/5) o Fórum Goiano de Segurança Pública, que compreende uma série de debates com especialistas, autoridades e a sociedade civil. Objetivo é resultar numa agenda propositiva para todas as esferas de governo e aos próprios cidadãos.
 
O primeiro ciclo terá como tema Padrões de policiamento e polícia: alternativas à realidade atual, e palestrante o tenente coronel Adilson Paes de Souza da Polícia Militar de São Paulo. Ele é autor de "O Guardião da Cidade: Reflexões sobre casos de violência praticados por policiais militares".
 
"É preciso aprofundar o debate sobre segurança pública em Goiás e dessa discussão apresentar uma agenda aos governos municipais, estadual e federal e também envolver a população, que tem grande poder de reduzir a violência", afirma o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio.
 
O evento tem co-realização das Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública da OAB-GO e apoio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG e da PUC-GO.
 
Na tarde de quarta-feira (30/4), as comissões da OAB-GO se reuniram com líderes comunitários para discutir o envolvimento da população no fórum. "É lamentável, mas é preciso reconhecer que nenhum cidadão está livre da violência no Brasil. Por isso, é necessário o engajamento de todos na tarefa de pacificar a sociedade", afirma Tibúrcio.
 
Fórum Goiano de Segurança Pública:
 
Dia 6/5
1º Ciclo - Padrões de policiamento e polícia: alternativas à realidade atual
8h30 – Palestra de abertura: Ten. Cel. Adilson Paes de Souza (autor de "O Guardião da Cidade: Reflexões sobre casos de violência praticados por policiais militares)
 
10h30 - Painel 1: O policial que mata e o policial que morre: duas faces de um grave problema
Presidente da mesa: Profª Drª Bartira Santos (UFG)
Palestrantes:
a) Dr. Cristiano Alves Pimenta (psicanalista)
b) Dep. Mauro Rubem
 
11h30 - Painel 2: Desmilitarização das forças policiais e ciclo completo: mudanças necessárias?Presidente da mesa: Profª Ms. Eliane Rodrigues Nunes (PUC-GO)
Palestrantes:
a) Cel Edson Costa Araújo (PM-GO)
b) Dep. Major Araújo
c) Prof Dr. Ricardo Barbosa de Lima (UFG)
 
Dia 20/5
2º Ciclo - A questão das drogas e seu impacto sobre a segurança
 
Dia 3/6
3º Ciclo - Cultura de violência: a banalização do crime

Fonte: A redação