Drogas: curso para formação de professores

Os gestores das escolas da rede pública estadual e das redes municipais têm até o dia 25 de maio para inscrever até oito participantes por escola no curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas.

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, por meio da Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso será à distância e terá uma carga horária de 180 horas e a certificação será feita pela UFG.

De acordo com o resultado de pesquisa divulgada em 2013 pela Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), dos 370 mil usuários de crack e ou similares estimados no país, 14% são menores de idade, o que representa aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes que fazem uso dessa substância no Brasil.

A região Centro-Oeste ocupa o segundo lugar no ranking nacional em número de usuários. Esses dados preocuparam a Secretaria de Políticas sobre Drogas, que decidiu promover a formação aos educadores.

O objetivo da capacitação é preparar os profissionais das redes públicas de educação públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas nas escolas.

Além de inscrever cinco professores, cada gestor escolar deverá inscrever três parceiros (SUS, SUAS e Conselho Tutelar). A UFG contemplará todos os 246 municípios goianos com a oferta deste curso.

As aulas terão início no final deste mês e término previsto para novembro. Serão disponibilizadas 5 mil vagas em Goiás neste ano e outras 5 mil vagas em 2015.

Os educadores inscritos deverão ter acesso à plataforma virtual do curso e realizar as atividades exigidas com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola em que atua.

A formação é totalmente gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site:http://eadmin.ciar.ufg.br.

Módulos

Durante o curso, os participantes terão suas atividades divididas em quatro módulos que tratarão de conceitos, abordagens e metodologias relacionadas à prevenção do uso de drogas.

Em um quinto módulo, eles receberão orientações didáticas para implementarem um projeto de prevenção, que será construído no decorrer do curso.

Eles terão acesso a videoaulas e a materiais impressos e interativos, além do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que é composto por conteúdos e recursos didáticos.

Questões importantes sobre a atuação do professor na prevenção do uso de drogas nas escolas serão tratadas durante o curso, como, por exemplo, saber reconhecer situações de vulnerabilidade e como fazer os encaminhamentos de usuários aos serviços de atenção.  Eles aprenderão a desenvolver saberes sobre o uso de drogas na infância e na adolescência e como elaborar projetos de prevenção.

Saiba mais...

Para obter mais informações, acesse o site http://cursoprevdrogas.ciar.ufg.br ou ligue para (62) 3209.6518.

Fonte: Tribuna do Planalto