Espetáculo de rara beleza

Goianienses têm admirado o pôr do sol de outono. Meteorologia explica beleza do fenômeno

Começou o espetáculo. Os fins de tarde no mês de maio em Goiânia têm proporcionado cenas de rara beleza, dignas de cartão postal. O pôr do sol em tom alaranjado, no céu às vezes azul, às vezes avermelhado, envolto em nuvens, têm sido motivo de contemplação para as pessoas que fazem caminhadas em parques, que têm a oportunidade de permanecer por alguns minutos próximo às janelas e até mesmo aos motoristas que trafegam no trânsito caótico, em horários de pico.

 

O momento em que o sol se esconde no horizonte tem sido tão belo na capital nos últimos dias que várias pessoas têm postado fotos e feito comentários sobre o tema nas redes sociais. Especialistas ouvidos pelo POPULAR acentuam que o espetáculo está relacionado ao outono, época do ano em que há uma transição entre o período quente e chuvoso e a estação seca.

 

A professora de climatologia do Instituto de Estudo Sócio-Ambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Juliana Ramalho Barros, informa que devido ao fim das chuvas, à presença da massa de ar fria e seca e à pouca concentração de poluentes na atmosfera, os dias têm ficado mais límpidos e o céu, infinitamente mais azul. Já o sol, explica, tem apresentado uma tonalidade mais alaranjada devido à inclinação dos raios solares, típica dos dias com temperaturas amenas.

 

Na avaliação de muitos goianienses, o pôr do sol na capital é um dos mais bonitos no País. A chefe da Seção de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marna Mesquita, no entanto, assegura que esse tipo de espetáculo nos fins de tarde tem ocorrido em todos os Estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste devido à ausência de nebulosidade.

 

Conforme previsões do Inmet, a seca deve continuar em Goiás até meados de outubro. Nesse período, devem ocorrer apenas chuvas esparsas, de pouca duração. Em Goiânia há a previsão de chuvas nos dias 19 e 20 desde mês. O volume de água, contudo, não deve comprometer as belas imagens do ocaso.

 

A beleza do pôr do sol nos últimos dias tem feito com que a estudante Ana Paula Gondim, de 25 anos, reserve parte do seu tempo à contemplação da natureza e à reflexão dos atos diários. Toda tarde, ela senta-se em um dos bancos da Praça Universitária apenas para apreciar o que considera como momento único, singular. “Para mim, o pôr do sol em Goiânia é o mais bonito do mundo e este ponto da cidade, que permite ver o crepúsculo em meio aos prédios, é muito estratégico”, valoriza. A jovem afirma que nesta semana a lua cheia, também avermelhada, tem sido um espetáculo à parte.

 

Para o garçom João Marcos (o nome é fictício a pedido do entrevistado), de 33 anos, ter a possibilidade de contemplar o por do sol é um privilégio. Ele estava na tarde de ontem com a namorada, em um dos bancos do Parque Flamboyant, no Jardim Goiás. Os dois aproveitaram o momento para observar o poente, mas queixaram-se da grande quantidade de prédios em volta da área.

 

O Parque Flamboyant foi cenário para que o carpinteiro Leandro da Silva Neto, de 30 anos, e a auxiliar de cozinha Rita Lee, de 37, tirassem as fotos do casamento. O fotógrafo Willian Douglas destacou que o pôr do sol proporciona fotos belíssimas e que as poses ao ar livre deixam as pessoas mais descontraídas.

Fonte: O Popular