Governo de obras e oposição frágil sustentam liderança de Marconi

Professores goianos de Ciência Política sustentam que a ação administrativa do governador, com intenso rush de inauguração de obras e falta de unidade da oposição, justifica favoritismo de Marconi Perillo na corrida ao Palácio das Esmeraldas

A execução de um intenso programa de obras, em diversas áreas, como pavimentação de rodovias, construção de viadutos na Grande Goiânia, unidades hospitalares e reforço nos programas de inclusão social (Passe Livre Estudantil, Bolsa Futuro, Bolsa Universitária, entre outros) e a fragilidade da oposição são fatores que justificam o crescimento da candidatura à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB) na opinião de cientistas políticos ouvidos pela reportagem do Diário da Manhã.

De julho do ano passado a maio deste ano, mostra a sequência de pesquisas do Instituto Fortiori, o governador Marconi Perillo saltou em até oito pontos na preferência do eleitorado, dependendo do cenário de pré-candidatos. Quando os adversários são Júnior e Vanderlan, o governador tinha 35% (julho/2013), depois 41 (janeiro/2014) % das intenções e agora (maio), 43% - alta de oito pontos.

As opiniões

O professor de Ciência Política da UFG, Pedro Célio Borges, reconhece que o quando atual da política é amplamente favorável ao projeto de reeleição do governador Marconi Perillo, já que, segundo ele, a oposição vive indefinições, principalmente em relação ao PMDB. "As pesquisas sinalizam um favoritismo de Marconi que, sustentado em um plano de obras e uma forte base de apoio partidário e municipalista, se revigora eleitoralmente após as crises financeira e política que viveu em 2011 e 2012."

Pedro Célio Borges sustenta que somente com o início da propaganda política no rádio e televisão, em agosto, é que o cenário da sucessão estadual vai ficar mais nítido. "As pesquisas sinalizam um ambiente favorável a Marconi Perillo e as ações de governo fortalecem o projeto dele de tentar a conquista do quarto mandato ao Palácio das Esmeraldas. O que se vê é que a oposição, fracionada, tem colaborado com o projeto do governador."

A professora Maria Aparecida (Cida) Skoruspski, de Ciência Política da PUC/Goiás, é de opinião que o governador Marconi Perillo está à frente das pesquisas eleitorais, com larga margem de votos, na corrida ao Palácio das Esmeraldas, por vários fatores: ausência de candidato oposicionista com liderança política suficiente para concorrer com ele, não há um adversário à altura de sua trajetória e qualidade política, e há uma forte divisão entre os seus oponentes. 

Cida Skoruspski ressalta que Marconi Perillo é favorito na disputa pela sucessão em Goiás por executar um arrojado programa de obras, contar com o apoio de forte base política (deputados federais e estaduais, 150 prefeitos, centenas de vereadores e 14 partidos políticos), experiência no uso da máquina administrativa. "Marconi é um político habilidoso, experiente e por isso lidera, mais uma vez, as pesquisas eleitorais. A oposição, além de fragilizada, não consegue apresentar discurso consistente para a conquista do eleitor."

O professor Itami Campos, também de Ciência Política, da UFG e UniEvangélica (Anápolis), diz que a forte presença do governador Marconi Perillo no interior do Estado para a inauguração de obras, em diversas áreas, o fortalece em seu projeto de concorrer à reeleição. "A ampla vantagem de Marconi mostrada pelo Instituto Fortiori, bem à frente dos adversários, é uma constatação do favoritismo do governador nesta corrida pelo governo de Goiás."

Itami Campos pondera que, enquanto o governador apresenta respostas às "demandas da sociedade", com a entrega de obras, a oposição não tem discurso para contrapor às ações de Marconi Perillo. "Não se viu ainda uma proposta sequer de Júnior Friboi. Iris abandonou o barco. Vanderlan está isolado e a novidade destas eleições poderia ser Antônio Gomide, que anda atrelado ao desgastado PT de Dilma Rousseff."

Luiz Signates, professor de Estudos de Pesquisas e Ciência Política da UFG, afirma que o favoritismo de Marconi Perillo para a sucessão estadual, constatado pelas pesquisas eleitorais, ocorre, principalmente, pela visibilidade que suas ações administrativas proporcionam, já que o governador, segundo ele, cumpre um extenso programa de inauguração de obras em Goiânia e no interior do Estado. "Ao deter a máquina governamental e ter ampla presença na mídia, Marconi sai à frente na disputa pelo governo Estadual, já que fica mais exposto à avaliação do eleitor goiano."

Luiz Signates atesta que o governador Marconi Perillo não está parado e que faz um corpo a corpo junto às lideranças políticas e ao próprio eleitorado, na busca pela recuperação de sua imagem, "já que sofreu desgastes por conta da crise financeira vivida pelo Estado e por conta do escândalo da Operação Monte Carlo". E acrescenta: "Marconi faz o dever de casa, inaugura obras, mostra serviços e isso recupera sua imagem e amplia sua popularidade junto aos eleitores."

O professor Wilson Ferreira da Cunha, de Ciência Política da PUC/Goiás, argumenta que o governador Marconi Perillo está à frente nas pesquisas eleitorais para a disputa ao Palácio das Esmeraldas por cumprir um intenso programa de obras em Goiânia e no interior do Estado, por ter experiência no uso da máquina administrativa, por ter forte apoio de lideranças municipais e de partidos políticos. 

Wilson Ferreira da Cunha ressalta, em seus três governos, Marconi mostrou ser "bom administrador e político competente", daí, segundo ele, a presença do governador no primeiro lugar para a disputa à sucessão estadual. "Marconi tem propostas inovadoras, investiu bastante nos programas de inclusão e o mais recente, com amplo apoio popular, é o Passe Livre Estudantil, quando reduziu impostos para garantir a gratuidade aos alunos, de todos os níveis escolares."

Wilson Ferreira da Cunha sustenta que a oposição, representada por Júnior Friboi, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide não tem discurso capaz de conquistar o eleitorado ao ponto de promover a alternância de poder em Goiás. "São lideranças com discursos vazios, envelhecidos e não empolgam o eleitorado. Por isso, Marconi leva vantagem e se mantém na dianteira para a disputa pelo governo de Goiás."

O professor Francisco da Mata Tavares, de Ciência Política da UFG, aponta também as ações de governo, como o cumprimento de uma intensa agenda de inauguração de obras, na Capital e no interior, como um dos fatores que sustentam a presença de Marconi Perillo na preferência do eleitorado para a sucessão em Goiás. "Eu digo que há inépcia pró-reeleição, pois o governador está ativo nas ações político-administrativas, enquanto a oposição se enfraquecida, ao não apresentar um discurso consistente e também dividida entre candidaturas, como é o caso do PMDB que não sabe se lança Iris Rezende ou Júnior Friboi."

Francisco da Mata Tavares ressalta que, diante da falta de uma oposição proativa e com um discurso consistente, o eleitor prefere apostar em quem governa e que detém o comando das decisões do Estado, no caso, o governador. "Por isso, Marconi Perillo é favorito nestas eleições e as pesquisas confirmam isso quando o indicam estar à frente dos demais candidatos."

Pesquisa mostra que Marconi chega a 51% dos votos do Entorno do DF

O destino dos votos do eleitorado do Entorno do Distrito Federal – entre 600 e 700 mil – está começando a se transformar em um desafio dramático e sem precedentes para a oposição em Goiás.

A última pesquisa do instituto Fortiori, publicada nesta semana pelo Diário da Manhã, trouxe números desalentadores para os adversários do governador Marconi Perillo. Segundo o levantamento, Marconi tem 51% das preferências dos eleitores do Entorno. Em segundo, vários corpos atrás, aparece Júnior Friboi com 18%; em terceiro, Antônio Gomide com 13%; e na lanterna, Vanderlan Cardoso com apenas 7%.

A Região do Entorno de Brasília, portanto, tem potencial não só para influenciar o resultado da eleição, mas até mesmo para definir esse resultado a favor da reeleição de Marconi.

inexistente

Mais grave é que a oposição é inexistente no Entorno – PMDB, PT e outros partidos menores, que se opõem ao atual governador, não contam com nenhuma estrutura em municípios como Luziânia, Valparaíso, Novo Gama ou Águas Lindas, que dispõem de grande número de eleitores.

Região do Entorno e Nordeste do Estado de Goiás

Marconi Perillo 51%

Vanderlan 7%

Júnior Friboi 18%

Antônio Gomide 13%

Não avaliou/indecisos 3%

Branco/Nulo 7%

Fonte: Diário da Manhã