Quase mil candidatos não fizeram a prova

Cleomar Almeida

19 de maio de 2014 (segunda-feira)

O índice de abstenção da primeira etapa do Processo Seletivo 2014/2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi de 8,74%. No total, 984 dos 11.396 inscritos faltaram ontem às provas do último vestibular da instituição. As questões de Física foram consideradas as mais difíceis pelos candidatos ouvidos pelo O POPULAR. História, Geografia, Língua Portuguesa e Química dividiram a opinião deles sobre as partes mais fáceis da seleção.

Os portões do locais de prova, composta por 90 questões de múltipla escolha, foram abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. Ciro Lúcio da Silva Fernandes, de 16 anos, concorre a uma vaga do curso de Engenharia Mecânica e não teve dúvidas ao apontar a parte mais difícil. “A prova de Física da UFG é sempre mais complicada”, disse ele.

Fernandes criticou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que, a partir do próximo ano, substituirá o vestibular tradicional. Para o estudante, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a base de seleção pelo Sisu, é muito cansativa, já que, disse ele, o tempo é muito curto para resolvê-la.

O candidato Marcos Paulo Silva também apontou a parte de Física como a mais difícil da prova. Ele discordou, no entanto, da opinião de Ciro sobre o Sisu, ressaltando que a seleção unificada poderá abrir mais portas para o acesso ao ensino superior. “Sou favorável ao Sisu”, ponderou Silva, que também concorre a uma vaga do curso de Engenharia Civil.

NIVELAMENTO

O estudante Daniel Teles, de 18, torce por uma vaga do curso de Agronomia. Ele está entre aqueles que criticam o Sisu como acesso principal à UFG. “Não gosto do Sisu porque a prova do Enem não nivela muito bem”, afirmou.

A previsão da UFG é de que o resultado da primeira etapa seja divulgado no dia 29 de maio. A segunda fase da prova será realizada nos dias 8 e 9 de junho e a lista final dos candidatos aprovados, divulgada em 11 de julho.

Fonte: O Popular