UFG confirma Sisu como única forma de ingresso

Conselho de Ensino da universidade decide acabar de vez com o vestibular. Medida vale a partir do primeiro semestre do próximo ano

O vestibular acabou, pelo menos para o estudante que quiser ingressar na Universidade Federal de Goiás (UFG). Em reunião na tarde de ontem, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da instituição decidiu adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso na graduação. A medida passa a valer a partir do primeiro semestre de 2015.

Atualmente, 50% das vagas são destinadas ao ingresso por meio do sistema nacional, que considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a outra metade é destinada ao certame tradicional. A decisão foi dada em reunião com presença de 34 membros do Cepec, com 31 votos a favor à adesão integral ao Sisu, um contrário e duas abstenções.

De acordo com o pro-reitor de graduação, Luiz Mello, a principal vantagem da utilização do Sisu como forma de entrada na universidade é a universalização do acesso. O processo seletivo da instituição atualmente é realizado em quatro cidades: Goiânia, Goiás, Catalão e Jataí. Por meio do sistema nacional, a abrangência sobe para 56 cidades, o que permite maior capilarização do acesso à universidade. A estimativa é que pelo menos 95 mil candidatos realizem a prova do Enem em todo o Estado.

O pro-reitor salienta que a maior democratização do acesso proporcionado pelo Sisu deve ainda diminuir as vagas ociosas na UFG. A esperança é que a adoção ao sistema único de ingresso corrija os números de vagas que sobram, principalmente nos cursos de licenciatura, já que amplia o acesso à universidade e distribui as vagas. “Outras universidades que adotaram o sistema integral têm avaliações positivas, inclusive com estabilização dos números de evasão”, esclarece.

Será preciso definir ainda a forma de ingresso para cursos de Educação Intercultural e Educação do Campo e cursos de modalidade a distância (EaD), que não utilizam o Sisu, por necessitar de avaliação específica. A definição deve sair até o fim do ano.

Inscrição

Outra vantagem do Enem em relação ao processo seletivo é a gratuidade da inscrição para alunos de escola pública e o valor mais acessível para os demais estudantes – 35 reais contra 130 reais do vestibular. O presidente do Centro de Seleção, Wagner Furtado, lembra que muitos estudantes de escola pública não têm informações suficientes sobre as formas de ingresso às universidades públicas. “Com o sistema nacional, essa falta de informação deve diminuir”, acredita.

Vestibular

O vestibular para o segundo semestre de 2014 será realizado amanhã. São 11.396 candidatos concorrendo a 1.280 vagas – 505 para cursos presenciais, em Goiânia (425 vagas), Jataí (30 vagas) e Goiás (50 vagas). Além de 655 vagas para os cursos de educação a distância e 120 para o Programa de Licenciatura em Educação do Campo. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas.

Medicina, recém aberto em Jataí, é o curso com o maior número de candidatos por vaga, 164. Seguido de Engenharia Civil (com 31,8 candidatos por vaga) e de Licenciatura em Química (18,57), ambos em Goiânia.

Fonte: O Hoje