Candidatos começam as provas do último vestibular tradicional da UFG

Portões fecharam pontualmente às 13h e exame tem duração de 5 horas.A partir de 2015, ingresso na universidade será feito apenas com o Sisu.

18/05/2014 14h55 - Atualizado em 18/05/2014 14h56

As provas da primeira etapa do vestibular 2014/2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) começaram às 13h deste domingo. O exame é aplicado na capital, Jataí e cidade de Goiás para mais de 11 mil candidatos. Esta será a última oportunidade de ingressar na instituição por meio do processo seletivo tradicional, pois a partir do primeiro semestre de 2015 a disputa por vagas será feita pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o qual leva em conta exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para a realização da prova, os candidatos precisaram apresentar o documento original de identidade, além do cartão de inscrição. As provas terão duração de cinco horas e o gabarito preliminar será divulgado logo em seguida.

O caderno é composto por 90 questões das seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Química. Para assinalar o cartão resposta é permitido somente caneta esferográfica preta fabricada em material transparente.

O curso mais concorrido é Medicina, em Jataí, com 164 candidatos por vaga. Logo em seguida, estão Engenharia Civil, com 31,8 e Licenciatura em Química, com 18,5 candidatos.

Vagas

Ao todo, a UFG oferece 1,2 mil vagas para cursos na capital e no interior. No sistema presencial, as oportunidades estão distribuídas entre Goiânia - que também inclui Aparecida de Goiânia - (425 vagas), Jataí (30) e Goiás (50).

Além disso, existem 655 vagas para cursos de licenciatura de Educação a Distância (EaD) e 120 para o Programa de Licenciatura em Educação do Campo.

As provas da segunda etapa estão marcadas para os dias 8 e 9 de junho. O resultado final será divulgado no dia 11 de julho.

Processo seletivo

Este será o último vestibular tradicional da realizado pela UFG. Em reunião na tarde de sexta-feira (18), a instituição aprovou a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que passa a ser o único processo seletivo para os cursos de graduação da instituição.

A mudança no processo seletivo foi decidida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec). Dos 34 membros com direito a voto, 31 foram favoráveis à adesão integral ao Sisu. A primeira aprovação foi feita pela Câmara de Graduação da UFG na última terça-feira (13). Antes da decisão, 50% das vagas eram preenchidas por meio do vestibular tradicional e o restante via Sisu.

Para o presidente do Centro de Seleção da UFG, professor Wagner Wilson Furtado, a adesão pelo sistema será benéfica tanto para a universidade quanto para os candidatos. Segundo ele, a mudança torna o acesso ao ensino superior mais "democrático".

"A quantidade de vagas ociosas que tínhamos era muito grande e, abrindo o leque, esse número irá cair. Além disso, o acesso pelo Enem é mais amplo. Para se ter ideia, em um vestibular de fim de ano, tínhamos cerca de 35 mil inscrições. No Enem do ano passado, esse número foi de 200 mil somente em Goiás. Com mais gente, podemos também selecionar melhor", explicou ao G1.

Fonte: Portal G1