Pró-reitor da UFG explica fim do Vestibular e destaca que Enem é boa avaliação

21/05/2014

“O Enem avalia tão bem como o processo do Vestibular”. Essa é a opinião do pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Mello, que, ao Jornal Realidade, da Vinha FM, explicou as mudanças que ocorrerão com a adoção, por meio da Universidade, do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) como a única forma de acesso aos cursos.

Para ele, a rotina de preparação dos estudantes em busca de uma vaga na instituição deve mudar apenas “parcialmente”, até porque a adesão da UFG ao Enem tem sido paulatina. A universidade já selecionou 20% dos aprovados por meio do Sisu e, até então, 50% das vagas eram destinadas a essa modalidade.

“Isso significa que as escolas e os cursinhos vão trabalhar com os alunos na perspectiva que eles vão fazer o Enem e as provas são diferentes e tem perspectivas diferentes”, comentou o pr´-reitor, lembrando que grandes universidades federais, como a da Bahia, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Pará e do Rio de Janeiro já adotaram o Sisu como única porta de entrada.

“O Enem avalia tão bem como o processo do vestibular. A qualidade do estudante que chega a universidade pelo Enem é muito boa também”, considera.

Luiz Mello vê no Sisu uma forma de “democratização”, tanto no processo de inscrição - que é gratuito para alunos do ensino médio e custa R$ 35 para os demais candidatos - quanto para a própria seleção, já que elimina o “turismo de vestibular”, possível apenas para quem tem recursos financeiros.

“Democratiza o acesso principalmente para as pessoas que não tem situação financeira privilegiada”, completa.

Ouça a entrevista na íntegra: http://diariodegoias.com.br/editorias/cidades/6002-pro-reitor-da-ufg-explica-fim-do-vestibular-e-destaca-que-enem-e-boa-avaliacao

Fonte: Diário de Goiás