Mostra com trabalhos de professores abre hoje na FAV

Bruno Félix

28 de maio de 2014 (quarta-feira)

Uns trabalham com paisagens, outros com a linguagem do corpo e dos espaços urbanos. Esses vários diálogos reflexivos usados por 13 professores artistas dão vida à exposição Sintomas Estéticos do Plural, que será aberta hoje, às 10 horas, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. O projeto, que reúne instalações, fotografias, pinturas e objetos, é fruto das investigações acadêmicas pessoais de cada participante. A curadoria é de Selma Parreira e Rubens Pileggi. A exibição, com entrada franca, fica aberta para visitação até o dia 9 de julho.

Foram escolhidos para a mostra trabalhos dos professores da FAV-UFG Rubens Pileggi, Selma Parreira, Rosa Berardo, Edgar Franco, Eliane Chaud, Odinaldo Costa, Elani Paludo, Glayson Arcanjo, Juliano Morais, Manoela Afonso, Samuel de Jesus, Anahy Jorge e ZéCésar. A partir daí, a proposta, segundo a curadoria, foi reunir em uma exposição a pluralidade dos estudos de cada docente, os quais vão da evidência conceitual a outras ideias claramente mais artesanais. “Vamos buscar o que há de comum ou não nessa união de diferentes pensamentos”, justifica Rubens.

Ainda segundo a curadoria, as produções não têm a preocupação com a objetividade. Assim, os discursos tendem mais aos pontos sociológicos e antropológicos, buscando nas subjetividades do tempo as linguagens apresentadas. Dentro de um contexto urbano, a maioria das propostas dos trabalhos traz as questões das ruínas dos grandes centros, dos deslocamentos e da memória de cada artista. “Há blocos de pesquisas estéticas. É uma provocação também para que o telespectador busque outras relações ao que estamos propondo”, analisa Rubens.

Dessa forma, unir todos esses pensamentos tem o objetivo de mostrar que, por meio da diversidade apresentada, a prática educativa de cada um será evidenciada, aproximando-os uns dos outros e dos próprios alunos. “Eles não vieram aqui porque dialogam entre si. Por exemplo, Selma Parreira trabalha com fachadas de casas antigas, ZéCésar com a paisagem urbana, Samuel de Jesus com as memórias das cidades, Glayson Arcanjo com a questão das ruínas dos centros, entre outros olhares, que criam possibilidade de trocas antes impensadas”, explica Rubens.

Exposição: Sintomas Estéticos do Plural

Artistas: Rubens Pileggi, Selma Parreira, Rosa Berardo, Edgar Franco, Eliane Chaud, Odinaldo Costa, Elani Paludo, Glayson Arcanjo, Juliano Morais, Manoela Afonso, Samuel de Jesus, Anahy Jorge e ZéCésar

Abertura: Hoje, às 10 horas

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG – Câmpus 2